Lugares

Todo esforço para trazer o artesanato de Pão de Açúcar é recompensado pelas ótimas vendas do município

Gestor da pasta de Turismo diz que o município traz um caminhão-baú cheio de peças, retornando 'praticamente vazio'

27 de Julho de 2018, 13:37

Em Maceió, o secretário de Turismo de Pão de Açúcar, Cacau Machado, comemora o sucesso do estande da cidade na Feira dos Municípios, que acontece até esse domingo, no centro cultural e de exposições Ruth Cardoso – localizado à rua Celso Piatti, s/n, no bairro central do Jaraguá. “Este ano, aumentamos o número de artesãos e continuamos trabalhando em parceria com a cooperativa de bordadeiras, a Arte Ilha”, contou o secretário ainda na abertura do evento, na noite de quinta-feira (22).

Entre as inúmeras esculturas trazidas pela caravana de Pão de Açúcar, destaques para o trabalho de Aderaldo Sandes, Dedé do Banquinho, Petrônio e Beto de Meirus, este participando pela primeira vez, trazendo objetos como baú e cadeiras feitas em couro e madeira. “O Beto é do povoado mais antigo de Pão de Açúcar, o Meirus”, explica o secretário. “É mais uma opção entre os produtos oferecidos pelo município, que traz, também, o famoso bordado boa noite.” No plantão dos bordados, as artesãs Rejânia e Pollyana.

Visitante observa as peças trazidas pelos artesãos do povoado pãodeaçucarense às margens do rio São Francisco

Machado diz ter contado com “todo apoio da prefeitura” na empreitada de trazer os artesãos e as bordadeiras. “As despesas com o transporte e a hospedagem foram totalmente bancadas pela prefeitura. Chegamos aqui um dia antes da abertura da feira e ontem mesmo [quarta-feira, 21], já estávamos com tudo pronto. Só saímos daqui no final da feira”, avisa o secretário, lembrando que a programação do evento traz, ainda, outras atrações pãodeaçucarenses, como a fanfarra da escola municipal Rui Palmeira, a chegança da “melhor idade” Girassol e a musa do município, a garota Nicole, de 16 anos. “Ela veio com a mãe. É uma menina muito linda. Em dois dias de postagens no Facebook, conseguiu mais de mil curtidas”, orgulha-se o gestor.

Segundo ele, a prefeitura de Pão de Açúcar gastou mais de R$ 20 mil para participar da feira, contando as despesas da caravana e o aluguel do estande no centro cultural. “Tudo o que é vendido aqui é do próprio artesão – a prefeitura não fica com nada. Trazemos um caminhão-baú cheio de material e voltamos com ele praticamente vazio. É sempre assim, todo ano.”