Lugares

Na 'Rota Cervejeira' você degusta cervejas artesanais e vive a experiência de um passeio cheio de atrações gastronômicas

Passeio que parte da capital carioca proporciona visitas a seis cidades da Serra Fluminense, repletas de cervejarias e bares que fabricam a própria cerveja

27 de Julho de 2018, 13:38

A “Rota Cervejeira do Rio de Janeiro” oferece um passeio, nesse período de Carnaval, que incluí, é claro, o samba, e visitas a seis cidades da Serra Fluminense. O percurso que pode durar um dia pode ser feito, também, em um período mais longo, de acordo com o desejo do visitante de permanecer mais tempo em cada local, partindo da capital carioca. “É ideal para provar com mais tranquilidade os mais de 60 estilos de cerveja oferecidos pelo roteiro”, informa a Comunicação da rota cervejeira.

Estão incluídas as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena. As atrações variam desde o que os produtores de cerveja chamam de "beer experiences" (experiências com a cerveja) nas grandes cervejarias a visitas às microcervejarias e a outros atrativos turísticos. Também estão previstas no roteiro degustações harmonizadas “em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a Natureza”.

Cervejarias e restaurantes oferecem diversas experiências com a cerveja

“Hoje, nas mesmas instalações onde tudo começou, funciona a cervejaria Bohemia, considerada o maior centro de experiência cervejeira do país. Ainda em Petrópolis, existe o tour na Cidade Imperial, onde é possível acompanhar todo o processo de fabricação de chope e de cerveja, segundo os preceitos da Lei de Pureza alemã. Já na fábrica do grupo Petrópolis, o visitante pode conferir como é feita a produção da bebida em larga escala.”

Em Petrópolis, a 66 km do Rio, o passeio inclui visita às grandes cervejarias e aos chamados brewpubs, bares que produzem a própria cerveja, vendida apenas para os clientes no local. “A História revela que foram os imigrantes europeus os responsáveis pelo início da grande tradição cervejeira na região, começando pela primeira cervejaria do Brasil, fundada por alemães na cidade de Petrópolis, em 1853”, avisa o informativo enviado à imprensa.

Entre as novas microcervejarias integrantes da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, destacam-se as cervejarias Real, Duzé, Côrte, Cazzera e Imperatriz Bier. Para os lados de Teresópolis, a 60 km da capital, a grande atração é a Vila Sankt Gallen, “um charmoso espaço de degustação e harmonização que atrai cervejeiros e amantes da gastronomia”. “As cervejas especiais das marcas Therezópolis e Sankt Gallen são destaques entre os vários ambientes gastronômicos que a vila oferece”, observa a Comunicação da rota, sinalizando para mais atrações, como o biengarten – literalmente, "jardim da cerveja", que é uma área livre repleta de árvores e provida de grandes mesas para degustação da bebida – do restaurante Bräun Bräun, em Nova Friburgo, distante 97,53 km da capital fluminense.

Para mais informações, acesse o site da Rota Cervejeira.