Cultura

'Arte em Movimento' apresenta projeções de obras de arte em velas de jangadas

Projeto que tem curadoria da arquiteta Mirna Porto Maia e produção de conteúdo do estúdio Núcleo Zero acontece de quinta-feira (18) a domingo (21), na orla da capital

17 de Abril de 2019, 16:45

Da Redação

Em Maceió, a partir dessa quinta-feira (18), às 20h, inicia-se o projeto “Arte em Movimento – VelasTelas”. Trata-se de uma série de projeções mapeadas sobre velas de jangadas na orla da Ponta Verde, à altura do Farol. Serão exibidas obras de 16 artistas visuais alagoanos, num evento que seguirá até o domingo (21), sempre no horário das 20h. Com patrocínio, via Lei Rouanet, das lojas Magazine Luíza, a exposição ocorrerá, como indica o informativo enviado à Redação, “sempre na companhia da lua cheia”.

'Devoções', da artista sexagenária Tânia Pedrosa

“O evento é aberto ao público. Cada dia será dedicado ao trabalho de um grupo distinto de artistas. A curadoria assinada por Mirna Porto Maia, que também é idealizadora do projeto, faz um panorama histórico do movimento das artes visuais em Alagoas. O recorte temporal vai do naturalista Rosalvo Ribeiro (1865-1915) até expoentes da novíssima geração, representada por nomes como Lucas Lamenha, Herbert Loureiro e Jonathas de Andrade”, afirma o press-release, destacando que “as mais distintas técnicas e linguagens aparecem no trabalho de artistas com projeção internacional, como Delson Uchôa, Everson Fonseca, Fernando Lopes (1936-2011), Rogério Gomes, Tânia Pedrosa, Lula Nogueira, Rosa Piatti, Ana Maia, Vera Gama, Pierre Chalita (1930-2010), Maria Amélia Vieira e Celso Brandão”.

'O Clube', fotografia de Jonathas de Andrade, da nova geração de artistas alagoanos
Obras de Herberth Loureiro, também da nova geração

A curadora Mirna Porto diz que o projeto “é uma instalação para águas”. “É um poema visual. Gosto de pensar em coisas e em objetos com outras funções que não as determinadas. Faço isso com frequência como designer e como arquiteta. Pensei em muitas telas juntas como uma única tela. Como pedaços de luz soltos no mar. Como reflexos com imagens lindas. Pensei que muita gente gostaria de ver isso. Imaginei como seria trazer a pintura, as artes visuais para o grande salão do mar à noite. Uma plateia sentada na areia e o mar como um palco."

A produção de conteúdo e a programação visual de toda instalação ficaram a cargo do estúdio de criação Núcleo Zero, que realizou entre 2017 e 2018 o projeto de videomapping “Narrativas em Movimento”, circulando por cidades históricas de Alagoas, onde mapearam imagens em monumentos como a igreja matriz construída na Porto Calvo do Brasil Colônia. “A equipe, composta por editores, motion graphics e artistas digitais, encara agora um novo desafio”, explica a idealizadora do “Arte em Movimento – VelasTelas”.

A curadora Mirna Porto Maia ao lado da veterana Solange Lages

O cineasta e publicitário Werner Salles diz que “além da própria complexidade técnica da projeção mapeada”, o Núcleo Zero irá trabalhar “com a interferência do vento, da maré, que irão movimentar a vela”. “Ou seja, teremos de projetar numa superfície em movimento. Será um desafio técnico interessante, além do desafio artístico que é representar a obra de tantos nomes importantes, trabalhando com linguagens muito diferentes, da pintura naïf ao audiovisual.”

Números performáticos – explica a comunicação do projeto – fará uma “interação” com as obras expostas. É o caso do grupo percussivo Maracatu Baque Alagoano, que comemorará aniversário de 12 anos com uma apresentação especial durante as projeções de domingo.

Para mais informações, ligue (82) 99904 7770.