Cultura

Edi Ribeiro apresenta seu forrójazz na comemoração do Dia da Criatividade

Evento organizado pelo espaço cultural Casa Cool inclui, também, palestras e workshops; nesta segunda-feira (22), a partir das 14h

22 de Abril de 2019, 10:04

Jorge Barboza/ Editor

Comemorando nesta segunda-feira (22) o “Dia Mundial da Criatividade”, o guitarrista, cantor e compositor Edi Ribeiro participa em Maceió das atividades programadas pelo espaço de shows e oficinas culturais Casa Cool. A partir das 14h ocorrerão palestras, workshops e apresentações musicais na sede do espaço à avenida Dom Antonio Brandão, 304, bairro do Farol. O show de Edi Ribeiro está marcado para as 18h. A entrada é gratuita.

Artista inquieto e um dos produtores culturais mais ativos da capital, Edi Ribeiro começou o milênio fundando, no ano 2000, o grupo de música regional Cumbuca, lançando em 2006 o álbum independente “Ziguezaguear”. No final de 2016, junto com o músico e poeta Sebage, realizou o projeto “Antropofágico Miscigenado”, que teve continuidade em 2017, no saguão do Teatro Deodoro, no centro da capital, provocando um diálogo entre músicos e poetas numa espécie de happy hour criativa, juntando nomes como a banda de rock Mopho, o poeta Marcos Costa Farias e o veterano da MPB caeté Ibys Maceió. Encerrada sua participação no “Antropofágico”, continuou alardeando a cultura e a música alagoanas no projeto “ALalternativa”, realizado durante todo o ano de 2018 no espaço cultural do restaurante Zeppelin, no centro de Maceió, juntando mais uma vez a música e a poesia criativas desta capital e de outras cidades alagoanas.

Edi Ribeiro: artista virtuose sempre inovando na produção de cultura alagoana

“O intuito do ‘ALalternativa’ era fortalecer a nossa seara musical”, declarou em entrevista ao Alagoas Boreal. “Essa condição de partir mesmo para a ação de tocar as nossas músicas, e quando falo nossas músicas não estou me resumindo apenas às minhas composições, mas às canções dos outros compositores alagoanos. Entendo que somente assim teremos um movimento musical forte por aqui.”

Com um estilo próprio, que ele chama de “Forrójazz”, reforçado por uma guitarra virtuose e anos de estudos não somente da nossa cultura, dos nossos ícones regionais (como Luiz Gonzaga e Dominguinhos), mas, também, bebendo na fonte dos grandes instrumentistas internacionais, do jazz e do rock. Em 2017, lançou o álbum independente “Eu no Baião de Dois”, uma pérola de criatividade instrumental e inspiração melódica que consolidam a genialidade desse expressivo artista da nossa música.

Esteve em cartaz, ainda, em 2018, no projeto “Misa Acústico”, apresentando o repertório do álbum disponível na plataforma musical do YouTube, em seguida abrindo o show de Geraldo Azevedo, no Teatro Gustavo Leite, para o projeto “MPB Petrobras”.