Cortada pelo rio Sena, Paris é conhecida por monumentos importantes como a Torre Eiffel, construída em 1889; é o principal ponto turístico da cidade-luz
08 de Agosto de 2019, 14:33
Ivaldo Pinto é jornalista
Paris, com seus monumentos, parques, avenidas, jardins, museus, teatros, casas de shows, restaurantes e bares é um dos lugares mais visitados do mundo. Em 2018, a cidade recebeu cerca de 35 milhões de turistas, um aumento de 36% em comparação a 2017. Aliás, conhecer a chamada “Cidade Luz” é um sonho que muitos brasileiros acalentam.
Turismo à parte, Paris é a capital econômica e comercial da França, onde os negócios da Bolsa e das finanças se concentram. Aliado a isso, a cidade dispõe de uma boa malha ferroviária, rodoviária e aeroportuária, sendo um hub da rede aérea francesa e europeia.
A capital dos franceses, com uma população de 2,141 milhão (janeiro de 2019), sem contar com a Grande Paris, é importante para a história do mundo e se destaca ainda no mercado da moda e do luxo. Há muitas opções para compras no centro comercial. Pode ser na belíssima Galeries Lafayette Paris Haussmann, ponto de encontro de turistas; nos shoppings centers e nas várias lojas de departamentos do centro comercial.
Para aqueles que não querem gastar muito, uma boa opção é o bairro de Montmartre, onde há lojas que comercializam produtos diversos, artesanato e souvenirs. Há, também, pintores e artistas de rua que constituem atração turística, sem esquecer os restaurantes e bares que registram grande movimento de turistas e nativos.
Cortada pelo rio Sena, Paris é conhecida por monumentos importantes como a Torre Eiffel, construída em 1889, que tem 325 metros de altura e 1.665 degraus. É o principal ponto turístico de Paris. Vista de várias partes da cidade, a Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo. Mas, para subir na torre, de onde se observa um belo panorama da cidade, é preciso de muita paciência: a fila é quilométrica.
Outra grande atração de peso de Paris é o Museu do Louvre. Inaugurado em 1793, é o maior museu de arte do mundo e monumento histórico de Paris. O Louvre recebe em média nove milhões de visitantes por ano. Destaque também para a Catedral de Notre-Dame – construção gótica do século 12 – parcialmente destruída no incêndio de abril passado, é, também, importante atração turística.
Outro monumento importante é o Arco do Triunfo, símbolo do Império, construído a mando de Napoleão Bonaparte em 1806 e em cujas paredes estão gravados nomes de centenas de militares que lutaram junto com o imperador. O monumento abriga o túmulo do Soldado Desconhecido, desde 1920, em homenagem aos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial.
Já a Basílica de Sacré Couer (Sagrado Coração), localizada na Colina de Montmartre, parte mais alta de Paris, é também um dos locais mais visitados da cidade. O templo católico, com sua arquitetura romana e bizantina, atrai fiéis de várias partes do mundo, e a entrada é gratuita.
É no bairro de Montmartre, reduto da boemia, que se encontra o Moulin Rouge, cabaré tradicional construído em 1889, que se destaca com o seu grande moinho vermelho na fachada do prédio. O bairro em evidência, com suas ruazinhas arborizadas, concentra pintores de rua, cafés e outros cabarés.
Em Paris, um programa imperdível, ao cair da tarde, é passear de barco pelo rio Sena, com suas margens repleta de pessoas. No trajeto, a embarcação passa por baixo das pontes, quando os nativos fazem coro, uma espécie de saudação aos turistas. Mas, o bom mesmo é na volta do passeio quando se contempla a cidade feericamente iluminada, com destaque para a Torre Eiffel, com suas luzes e cores, um momento mágico.
O passeio pelo rio Sena é feito no Bateau-Mouche, tipo de embarcação com dois pavimentos, sendo o segundo, totalmente aberto, ideal para as pessoas que querem fotografar e fazer selfies. O ponto de partida das embarcações para fazer o passeio fica próximo da Torre Eiffel, onde há alguns restaurantes e bares e onde as pessoas bebem umas e outras antes de fazer o passeio.
O Palácio de Versalhes, um castelo real localizado em Versalhes, cidade distante 23,2 km de Paris, é um dos maiores museus do mundo. É fantástico, grandioso, monumental. Para ter uma ideia, o museu possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque.
A visita ao Palácio de Versalhes é paga, tanto para entrar no museu como para vaguear pelos seus imensos jardins, contemplando belas paisagens e monumentos bem cuidados. Para aqueles que não têm disposição para andar muito, há carrinhos de golfe para alugar.
Notas