Lugares

Programa 'Nossa Praia' começa nesse fim de semana, mas somente no trecho turístico do litoral

Atividades educativas e preventivas para retirar o lixo da água e da areia acontecem nesse sábado e domingo (30 e 1º.), na orla da Pajuçara; nas praias centrais, Avenida, Sobral e Pontal, o lixo se amontoa

29 de Novembro de 2019, 08:59

Da Redação

O Instituto do Meio Ambiente (o IMA) retoma nesse sábado e domingo (30 e 1º.), em Maceió, o projeto “Nossa Praia”. Essa é a quarta edição do programa, que é realizado sempre no Verão. “Conseguimos chegar a mais de 300 mil pessoas, direta e indiretamente, nas três edições anteriores”, destaca o informativo do IMA enviado à Redação. Para o Verão 2019/ 2020, ocorrerão atividades para crianças, jovens e adultos, com aulas sobre os animais marinhos e distribuição de materiais. Nesse sábado, na enseada da Pajuçara, está programado um passeio a bordo de um trimarã (embarcação com três cascos: dois mais finos situados de um lado e do outro de um casco central). A previsão do embarque é às 10h20, em frente à barraca Lopana. Um biólogo falará aos navegantes sobre animais marinhos. Chegue cedo, pois as vagas são limitadas.

No domingo, a programação é aberta e começa às 9h. “Em frente ao antigo Alagoinhas será a concentração e ponto de encontro para um mutirão de limpeza da praia naquela região. Na volta, o grupo vai participar de um lanche coletivo”, compromete-se o IMA, que, entretanto, não dispõe de programa para a diminuição do lixo no litoral da região central da capital, as praias da Avenida, Sobral e Pontal – que sequer dispõem de lixeiras e são depositárias de toda sujeira que o rio Salgadinho desagua na Avenida. A parte mais grossa do lixo é amontoada por um trator junto à vegetação na areia.

Espera-se alcançar nessa nova edição uma média de 60 mil pessoas

O instituto afirma que o período que o “Nossa Praia” acontece (no trecho turístico e economicamente privilegiado do litoral) é determinado “pelo aumento da quantidade de usuários nas praias, por causa dos dias mais quentes, e proximidade com o período de férias para uma parte da população que visita Alagoas”. “O projeto tem o objetivo de estimular boas práticas que colaborem com a redução lixo nas praias. Teve início no verão de 2015/ 2016 e como se mostrou uma importante ferramenta de educação ambiental, manteve-se como atividade regular do instituto. Tem ênfase no período do Verão, mas com ações pontuais o ano inteiro, nos municípios costeiros.”

Mutirões de limpeza nas praias, distribuição de sacolas biodegradáveis

Espera-se alcançar nessa nova edição uma média de 60 mil pessoas, durante as ações do programa e depois, com a utilização pela população dos materiais distribuídos. Serão realizados mutirões de limpeza nas praias, distribuição de sacolas biodegradáveis, exposições e “muita conversa para sensibilização dos usuários”. O “Nossa Praia”, de acordo com o IMA, já é “bastante conhecido” por conta dos 92 displays distribuídos ao longo da costa alagoana. Nesses dispositivos, as pessoas podem pegar saquinhos para guardar o lixo e depositá-lo nas lixeiras. “Desde o Verão 2017/ 2018 há também os displays de saquinhos para colocar fezes de animais domésticos. E na edição 2018/ 2019 também passou a ter as placas para os fumantes depositarem as bitucas de cigarro.”

Ainda como parte das atividades do “Nossa Praia”, a rua fechada da Pajuçara disporá de tendas e palcos para diversas atrações: exposição e distribuição de materiais educativos; jogos e brincadeiras sobre o ambiente marinho; pintura de mão e de rosto nas crianças e a presença de atores encarnando os mascotes Doroty e Astro (uma tartaruga e um peixe-boi). Música eletrônica e aula de zumba também estão na programação. “A ideia é aproveitar as atividades divertidas para chamar a atenção para um problema constante: a questão do lixo nas praias, tanto na areia como no mar”, justifica o IMA.