Especial

Secretário de Estado da Saúde avalia cenário da covid-19 e reforça necessidade do isolamento social

Na sexta-feira (24), Alexandre Ayres divulgou boletim epidemiológico e apresentou EPIs (máscaras) destinados aos profissionais que atuam no enfrentamento da pandemia

27 de Abril de 2020, 10:06

Da Redação

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, realizou coletiva de imprensa na sexta-feira (24), em transmissão ao vivo pelo Facebook. De acordo com a agência de notícias do governo, Ayres apresentou números relativos à pandemia do novo coronavírus em nosso Estado, divulgando boletim epidemiológico via Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.

O secretário atualizou o boletim, apresentando um total de 413 casos confirmados de cidadãos que contraíram o vírus, apresentando sintomas da covid-19, além de 27 óbitos. “Muitas pessoas estão nas ruas e isso reflete diretamente nos números que estão avançando em relação à covid-19. É importante que as pessoas reflitam e cumpram o isolamento social”, alertou Alexandre Ayres, afirmando que “basta pegar os números da última semana e fazer um comparativo com esta semana”. “Muito nos preocupa o avanço destes casos”, desabafou.

De acordo com a Agência Alagoas, “Ayres ainda destacou que o governo de Alagoas dispõe de 339 leitos SUS exclusivos para tratar pacientes com suspeita da doença ou com diagnóstico positivo da Covid-19”.

O secretário afirmou que “é sempre importante lembrar que destes 339 leitos, 119 deles são de Unidade de Terapia Intensiva [UTI]”. “São 31 leitos intermediários que estão localizados nas Unidades de Pronto Atendimento [UPAS], e outros 189 são leitos clínicos. Os leitos estão situados em hospitais de Maceió, bem como no interior de Alagoas. Também é relevante informar que dos leitos disponíveis, o de UTI está com 33 internos, os intermediários têm cinco pacientes e os clínicos estão com uma ocupação de 53 vagas.”

Alexandre Ayres atualizou, também, de acordo com o noticiário, os atendimentos na Central de Triagem, localizada no Ginásio do Sesi. “Segundo o titular da Sesau, até 18h da sexta-feira, 147 pessoas foram atendidas. Em relação aos testes rápidos para detectar se o paciente tem covid-19 ou não, foram feitas 83 testagens, sendo que 82 deram negativo e um positivo.”

O secretário informou, ainda, que a Sesau adquiriu mais de 30 mil aventais das cooperativas têxteis de Palmeira dos Índios. “Todo o material será destinado para o fortalecimento dos profissionais de saúde, além de potencializar a economia da região.”