Especial

Governo inaugura unidade hospitalar exclusiva para pacientes da covid-19

Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, com 150 leitos clínicos, foi instalado no Centro de Convenções, no Jaraguá, bairro central da capital

22 de Maio de 2020, 17:24

Da Redação

O Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares é o mais novo equipamento da rede pública hospitalar de Alagoas. Inaugurado nesta sexta-feira (22) em Maceió, com 150 leitos clínicos, o hospital de campanha instalado no Centro de Convenções, no bairro central do Jaraguá, atenderá em tempo integral e exclusivo pessoas que contraíram a covid-19, infectadas pelo novo coronavírus. Mais de 450 profissionais de saúde se revezam nesse atendimento. O nome da unidade hospitalar é uma homenagem ao médico infectologista Celso Tavares, professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas, morto em fevereiro deste ano.

“Assim como o Hospital da Mulher e o Hospital Metropolitano, o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares é uma unidade de portas fechadas”, destacou o site da agência de notícias do governo, explicando que a nova unidade “recebe o paciente já regulado pelas portas de entradas, que são os postos de saúde, clínicas sentinelas, UPAs, ou pelas centrais de triagem de síndromes gripais no Trapiche e no Benedito Bentes”.

Governador Renan Filho e secretário da Saúde Alexandre Ayres inauguram o hospital

Na inauguração esta tarde, o governador Renan Filho disse que o governo “tem se esforçado ao máximo para entregar novos leitos nesse momento de pandemia”. “O hospital”, afirmou, “é muito representativo para a rede de saúde de Alagoas. Dentre os 150 leitos clínicos, teremos quatro intermediários, com respiradores, caso haja algum agravamento. Se o paciente precisar de um leito de maior complexidade, ele será transferido para outro hospital.”

Outros hospitais de campanha serão inaugurados nesse final de semana. De acordo com a Agência Alagoas, o Estado chegará aos “mil leitos destinados a pacientes infectados pela Covid-19”. “Amanhã abriremos 60 leitos clínicos em Campo Alegre”, anunciou o governador. “Na terça-feira começaremos a construção do hospital de campanha de Arapiraca, também com 60 leitos, dando sequência ao trabalho que o governo está fazendo. Além disso, teremos leitos novos em Atalaia, Capela, Penedo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos”.

A nova unidade hospitalar foi instalada no Centro de Convenções no bairro do Jaraguá

Também serão inaugurados, em 20 de junho, 150 leitos no Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, município distante 100 km de Maceió. “É fundamental que o cidadão colabore”, pontificou o governador. “Ninguém gostaria de estar vivendo esse momento. Está sendo difícil para todo mundo e especialmente difícil para mim, que tenho de tomar decisões muito complexas e nada simples.”

O secretário Alexandre Ayres destacou “o tratamento humanizado com os pacientes e famílias dos pacientes”. “Na entrada do hospital teremos um espaço chamado Espaço da Família, que terá uma televisão e os familiares terão contato visual com seus parentes. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem terão tablets circulando nos leitos, com horário marcado, para que os pacientes que estejam internados possam dialogar virtualmente com seus familiares. Essa medida já está funcionando no Hospital Metropolitano e irá funcionar no Hospital de Campanha, no Hospital da Mulher e também nos outros hospitais onde temos leitos contratualizados, para que a gente possa acalmar o familiar que está em casa.”