Oportunidades

Seminários do IMA discutem práticas de educação ambiental

Instituição programou para junho seminários e oficinas ao vivo sobre temas como licenciamento em meio à pandemia e saneamento em Alagoas

09 de Junho de 2020, 17:16

Da Redação

O Instituto do Meio Ambiente (o IMA) realiza em Alagoas o “Mês do Meio Ambiente”, como evento inteiramente digital com programação diversificada apresentada por diversos profissionais. “As mesas de debate virtual, transmitidas nos dias 9 [nesta segunda-feira, que ocorreu às 15h], 16 e 25, possibilitam maior alcance e participação da população”, destaca o informativo da instituição enviado à Redação.

De acordo com o IMA, as mesas virtuais trazem os seguintes temas: meio ambiente e práticas de educação ambiental na pandemia; licenciamento ambiental em tempos de pandemia e saneamento no Estado de Alagoas. “Com a presença de técnicos do IMA e convidados, os webnários [seminários ao vivo na internet] ampliam a participação e intensificam as questões ligadas aos hábitos de educação ambiental.”

O técnico ambiental do IMA afirma que “as transmissões das mesas são importantes para a sensibilização socioambiental”. “Esse recurso de usar a tecnologia gera debate e amplia a participação. Especialmente nesse momento de isolamento social, esses meios devolvem e favorecem o diálogo que é essencial para sensibilizar a população sobre as práticas de educação ambiental”.

O pedagogo é dos profissionais que compõem a programação do “Mês do Meio Ambiente”. Leonardo Lopes, assessor de gestão interna, também do IMA, é outro convidado. Ele explica que, em função da pandemia, as empresas estabeleceram uma nova dinâmica de trabalho, tornando necessário o debate sobre a emissão de licenças ambientais e a importância da adesão de tecnologias para dar continuidade aos processos. “O tema abordado na mesa é sobre esse novo contexto”, explica Lopes. “Um grande desafio dos administradores é garantir que a atividade desenvolvida pela empresa siga observando os padrões de proteção e a qualidade do meio ambiente, mesmo diante do cenário de instabilidade das inúmeras mudanças trazidas pela pandemia.”

As mesas de debate virtual e os demais eventos programados serão transmitidos nas redes sociais do IMA: InstagramYouTubeFacebook.

Dia 11 – Oficina de Sabão – 15h;

Dia 13 – Oficina Compostagem caseira – 15h;

Dia 16 – Webnar: Licenciamento ambiental em Tempos de Pandemia – 19h;

Dia 20 – Oficina de Jardim vertical – 15h;

Dia 25 – Webnar: Saneamento no Estado de Alagoas – 15h;

Dia 26 – Prêmio Alagoas Verde – 15h;

Dia 27 – Oficina de Horta em pequenos Lugares – 15h.