Especial

Governo desmente que pessoas assintomáticas não transmitem o coronavírus

Agência Alagoas, noticiário oficial do governo, verifica diariamente mensagens mentirosas publicadas nas redes sociais

18 de Julho de 2020, 09:23

Agência Alagoas

Circula em grupos de WhatsApp de Alagoas um texto dizendo que pessoas assintomáticas não transmitem coronavírus. Quem escreveu o conteúdo atribui a informação à Organização Mundial de Saúde (a OMS) e completa dizendo que 80% da população seria imune ao vírus. Todas essas informações são falsas.

“A OMS admitindo que assintomáticos não transmitem e agora descobrimos que 80% da população é imune porque o sistema imunológico consegue reagir ao covid-19 como se fosse um resfriado comum”, diz um trecho da mensagem.

Ao contrário do que diz a mensagem, pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus para outras pessoas, de acordo com a OMS, que defendeu a manutenção das medidas de isolamento. “Descobrir, isolar e testar pessoas com sintomas, rastreando e colocando em quarentena seus contatos, é a maneira mais eficaz de se interromper a transmissão da covid-19”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

Sobre a imunidade à covid-19, a OMS também já se manifestou sobre o assunto, ao afirmar que mesmo nas regiões mais afetadas, a proporção da população com anticorpos contra o novo coronavírus não supera o índice de 20%. Em alguns lugares esse índice é menor do que 10%, segundo estudos. "Em outras palavras, a maioria da população do mundo segue em uma situação de suscetibilidade em relação ao vírus. O risco segue elevado e ainda nos resta um longo caminho a percorrer", explicou Tedros.

Sobre 80% da população ser imune ao vírus, informação que no boato é atribuída ao neurocientista Karl Friston, da Universidade College London, no Reino Unido, o próprio pesquisador esclareceu em conversa com o jornal O Estado de S. Paulo que o número foi uma “estimativa otimista” e que estudos mais completos já foram publicados posteriormente.

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número (82) 98161 5890. Clique aqui para enviar agora.