Especial

Alagoas avança no ranking de transparência de contratações emergenciais

Estado avançou cinco posições e tem desempenho avaliado como 'ótimo' por ong internacional que analisa sites, redes sociais e portais de transparência

03 de Agosto de 2020, 10:26

Severino Carvalho/ Agência Alagoas

Com desempenho avaliado como “ótimo”, Alagoas avançou mais cinco posições no ranking que mostra o grau de transparência na divulgação dos contratos emergenciais feitos durante a pandemia da covid-19. O levantamento feito pela ong Transparência Internacional, divulgado na sexta-feira (31), evidencia Alagoas na quarta posição, com a segunda melhor nota do país: 98,73 pontos, bem próximo da avaliação máxima atingida pelos Estados do Ceará, Espírito Santo e Rondônia. A pontuação média dos Estados brasileiros é de 85,7.

No estudo, que está em sua terceira edição, a ong analisa os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 Estados e do Distrito Federal, além de todas as 27 capitais. Os critérios de avaliação do ranking se baseiam no guia “Recomendações para Transparência de Contratações emergenciais em Resposta à Covid-19”, lançado em maio e produzido em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Ao comentar o ótimo desempenho de Alagoas, o governador Renan Filho afirmou que o Estado sempre tem se posicionado de maneira transparente no enfrentamento à covid-19. Essa postura, segundo ele, facilita o diálogo com todos os envolvidos no combate à pandemia e faz a informação chegar ao cidadão de maneira nítida e ágil.

Governador faz pronunciamento sobre medidas contra o coronavírus

“Isso ajuda a combater a pandemia e nos traz mais resultados positivos no curto prazo, colaborando, inclusive, em salvar vidas”, observou Renan Filho. “Por isso”, afirmou, “a gente trabalha, por um lado, para atender as necessidades de saúde do cidadão e, ao mesmo tempo, agindo de maneira transparente. São importantes esses rankings internacionais que hierarquizam a dedicação de cada Estado com relação ao tema transparência.”

A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, atribui esse desempenho de Alagoas no levantamento ao trabalho de toda a equipe do governo do Estado que, mesmo num momento de extrema dificuldade em meio à pandemia, não descuidou da prestação de contas à sociedade.

“Nós entendemos”, destacou Bugarim, “que o ranking é importante porque demonstra essa responsabilidade que nós temos em fortalecer o controle social. E para que isso aconteça, temos um site que reflete efetivamente onde e de que forma investimos os nossos recursos, seguindo estritamente a legislação.”

O Portal da Transparência do Estado de Alagoas disponibiliza as prestações de contas de todos os recursos aplicados no combate à pandemia do novo coronavírus. As informações podem ser acessadas por todos os cidadãos alagoanos. Para facilitar a navegação do usuário, todos os investimentos referentes à covid-19 foram agrupados em uma página exclusiva, que pode ser acessada por meio do menu do Portal da Transparência. Clique aqui e confira.