Especial

Diretor Heitor Dhalia debaterá sobre o cinema nacional no festival CriAtivar

Os paineis, mostras de design e bate-papos do 1º. Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade ocorrerão entre os dias 24 e 27 nas redes sociais do evento

03 de Setembro de 2020, 10:13

Da Redação

O cineasta Heitor Dhalia, dos longas “O Cheiro do Ralo” (2006) e “Serra Pelada” (2013), falará de cinema e de sua própria experiência como diretor cinematográfico no bate-papo “Cinema nacional: Rumos e Resistência”. “O colóquio, que integra o CriAtivar – 1º. Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade, que será transmitido pelas redes sociais do evento (@festivalcriativar) entre os dias 24 e 27 de setembro, a partir de Santos. O debate com Heitor Dhalia ocorrerá no dia 27 (domingo) às 18h30.

Realizado pelo governo do Estado de São Paulo, via Programa de Ação Cultural (o Proac), o Festival CriAtivar tem curadoria do prestigiado Atelier do Futuro (SP), com mais de 40 atividades gratuitas – painéis, mostra de design, bate-papos – em programação on-line, seguindo quatro eixos temáticos: “Cidade criativa”, “Tecnologia, Inovação, Negócios e Empreendedorismo”, “Futuro, Sustentabilidade, Impacto e Cidadania” e “Criatividade, Cultura e Arte”. 

O escritor e antropólogo digital Brian Solis, 'uma das mentes mais criativas do nosso tempo'

Segundo seus realizadores, o evento “foi pensado para colaborar com o ecossistema de economia criativa”. “Acontece em convergência com a Santos Criativa, selo adotado pela cidade de Santos [SP]. Em 2015, o município passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [Unesco], na categoria Cinema.”

Além de Heitor Dhalia, participarão das diversas atividades o escritor Brian Solis, antropólogo digital e futurista classificado pela Forbes como uma das mentes de negócio mais criativas e brilhantes do nosso tempo; o sociólogo italiano Domenico De Mais, formulador do conceito ócio criativo; o chefe de cozinha Dario Costa, vencedor do reality show da TV Globo “Mestres do Sabor”, a economista e escritora Ana Carla Fonseca, vencedora do Prêmio Jabuti; a gerente de comunicação da Coca-Cola Helena Bertho; a empresária Ana Fontes, da plataforma pioneira Rede Mulher Empreendedora, eleita uma das 20 mulheres poderosas pela Forbes BR 2019; a atriz Glamour Garcia, a Britney na novela “A Dona do Pedaço”; a liderança indígena Watatakalu Yawalapiti, protagonista do documentário "Gigantes pela própria Natureza", e o professor, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, Luli Radfahrer.