Cultura

Inffinito Film Festival não tem limites para o cinema brasileiro

Evento on line que começa no dia 28 exibirá longas de ficção e documentários produzidos e lançados entre 2019 e 2020; há mostras de realizadores indígenas e de diretores negros premiados em edições passadas

08 de Setembro de 2020, 09:06

Da Assessoria

Pela primeira vez um festival de cinema, o Inffinito Film Festival, vai exibir mais de cem produções brasileiras nos Estados Unidos, em todo o território americano, de Porto Rico ao Alaska. A programação online reúne longas de ficção e documentários produzidos e lançados em 2019 e 2020, curtas-metragens, mostras de filmes de realizadores indígenas, vencedores dos festivais passados e de diretores negros ou que tenham relevância em sua temática para potencializar a presença do negro no cinema brasileiro.

Pioneiro na promoção e difusão do cinema brasileiro no mercado internacional, o Circuito Inffinito de Festivais é realizado há 24 anos consecutivos, em cidades como Miami, Nova York, Londres, Vancouver, Roma, Milão, Frascati, Madri, Barcelona, Montevidéu, Buenos Aires e Bogotá. Em 84 edições dos festivais, o circuito soma mais de mil filmes exibidos, criando assim uma forte relação com o consumidor do produto audiovisual brasileiro no exterior.

Adriana L. Dutra, da produtora Inffinito, entre as sócias Claudia Dutra e Viviane Spinelli

Este ano, por conta da pandemia da covid-19, o Inffinito vai inovar apresentando online todas as suas mostras, através da plataforma de streaming do festival. Criada exclusivamente pela produtora, a Inff.online disponibilizará a partir de novembro, depois do festival, um catálogo de filmes brasileiros via VOD (vídeo on demand), além de outros mostras temáticas e uma curadoria diversificada.

Os únicos eventos presenciais do 24º. Inffinito Film Festival acontecerão em Miami, com um cine drive-in, e em Nova York, com exibições ao ar livre no Central Park. A partir de 28 de setembro, mais de mil filmes selecionados para as mostras competitivas e hors concours do Inffinito Film Festival estarão disponíveis para o território americano. No Brasil, o público poderá assistir, gratuitamente, a uma seleção especial de filmes, incluindo as mostras de cinema negro, de cinema indígena e de produções do homenageado do festival, Daniel FIlho.

Assista ao vídeo promocional do festival

"Dessa maneira, estamos contribuindo para a segurança de nosso público, de profissionais do setor, de toda equipe do festival, além de criarmos uma nova oportunidade de difusão de nossas produções em todo os Estados Unidos", diz Adriana L. Dutra, sócia da Inffinito, ao lado de Claudia Dutra e Viviane Spinelli.

A vigésima-quarta edição do Inffinito Film Festival na www.inff.online será realizada em 11 salas virtuais, com oito salas de mostras, uma sala para debates com realizadores das mostras, uma sala de masterclasses, uma sala de lives, além de festas e noite de premiação nas redes sociais da Inffinito.