Lugares

Governo comemora o crescimento da retomada 'gradual' da atividade turística

Dados da administradora Aena Brasil demonstram aquecimento do setor; secretário Rafael Brito diz que resultado 'está dentro da meta estadual'

14 de Setembro de 2020, 11:24

Da Redação

Reportagem da agência de notícias do governo, na sexta-feira (11), comemora “os primeiros resultados” da retomada “gradual” da atividade turística em Alagoas. Segundo o site oficial, “o fluxo total de passageiros do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares cresceu 62,5% em um mês, no comparativo entre os meses de agosto e julho deste ano”. “Já com relação a abril, primeiro mês de impacto da pandemia na malha aérea”, afirma a Agência Alagoas, “o crescimento é de 495%.” A fonte da reportagem é a Aena Brasil, administradora de origem espanhola, responsável pelos aeroportos de Maceió, Recife (PE), Aracaju (SE), Campina Grande e João Pessoa (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

De acordo com o noticiário, em números totais, “quase 43 mil passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares durante todo o mês de agosto”. “Em julho, este número era de pouco mais de 26 mil. Já em abril, primeiro mês após a redução drástica da malha aérea do país em função da pandemia do novo coronavírus, o mesmo índice era de sete mil pessoas.”

Secretário Rafael Brito diz que ampliação da malha aérea aumentou o fluxo de passageiros 

A reportagem afirma que o crescimento no fluxo de passageiros “é resultado direto da ampliação da malha aérea alagoana”. Atualmente, o Estado conta com sete voos diários com destino a São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA). “Em março, no período anterior à pandemia, este número era de 26 operações aéreas por dia.”

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, diz que o crescimento no fluxo de passageiros está dentro da meta estadual. “Seguimos crescendo de forma gradual, contínua, responsável e vitoriosa”, explica, afirmando que no início da pandemia foi traçado um plano de trabalho junto aos principais agentes do setor com o objetivo de alcançar “a liderança na retomada do turismo no Brasil”. “Fizemos isso concedendo incentivos às empresas aéreas e promovendo ações de marketing promocional com os mais fortes do mercado, promovendo os atrativos alagoanos e fazendo com que, assim que a operação aérea retomasse e as vendas iniciassem, Alagoas estivesse no topo deste ranking. Se seguirmos crescendo dessa forma, certamente atingiremos o patamar dos 70% da malha aérea, em comparação ao contingente pré-pandemia, ainda em dezembro, como havíamos previsto.”