Lugares

Obras do governo estimularão o turismo na região Norte

Nessa segunda-feira (21), Renan Filho autorizou construção de ponte em Porto de Pedras, em área de preservação ambiental; presidente da Associação Peixe Boi diz que obra “é essencial para que o turismo aconteça"

22 de Setembro de 2020, 10:17

Da Redação

A agência de notícias do governo informa que Renan Filho autorizou, nessa segunda-feira (21), a realização de “obras estruturantes” que devem elevar a qualidade de vida da população da região Norte. Segundo o governador, tais ações "potencializarão a atividade turística" dos municípios de Porto de Pedras (distante 113 km de Maceió) e São Miguel dos Milagres (a 98 km da capital). As duas cidades integram a chamada “Rota ecológica”.

Renan assinou ordem de serviço para construção de uma ponte sobre o rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, e para pavimentação de vias urbanas em São Miguel dos Milagres. “Com investimento de R$ 909.881,68, a ponte sobre o rio Tatuamunha terá 350 metros de extensão e será entregue dentro de 90 dias. A obra será executada em parceria com a prefeitura municipal e o Ministério do Turismo”, destaca a Agência Alagoas.

Governador assina ordem de serviço para realização de obras na região Norte
Renan diz que obras não ameaçam meio ambiente

De acordo com o governador, a ponte potencializará o turismo na região, sem, entretanto, ameaçar a "preservação do meio ambiente”. Segundo ele, a obras ampliará “as possibilidades de visitação e melhorará a vida das pessoas". Renan Calheiros assinou a ordem de serviço junto com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Paulo Tavares, que afirmou que a construção da ponte obedecerá os critérios da legislação ambiental.

"Trata-se de uma obra complexa, porque estamos numa área de proteção ambiental [a APA Costa dos Corais, na região Norte].”

A presidente da Associação Peixe Boi, Flávia Rêgo, disse que a ponte sobre o rio Tatuamunha “é essencial para que o turismo aconteça”. “Não somente para o passeio do peixe-boi, como também para o desenvolvimento comunitário. Ela vai agregar mais valor ao passeio, que é fonte de renda para muitas famílias."

Rafael Brito, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, afirmou que Porto de Pedras "é um destino completamente diferente dentro de Alagoas”, por integrar a "Rota ecológica" e, também, a Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais.

Porto de Pedras está na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais

"Nossa missão é manter estas características tão específicas da região, de contato direto com a natureza em sua essência. A reconstrução da ponte sobre o Tatuamunha é um passo importante desse nosso compromisso, permitindo o desenvolvimento do turismo sustentável da região, que ficará ainda mais presente com a abertura do mercado internacional para toda Alagoas, além de fortalecer um dos maiores atrativos locais, o passeio do peixe-boi.”