Oportunidades

Secretaria de Estado da Cultura divulga o pacote de editais da Lei Aldir Blanc

São 17 concursos abrangendo diversos segmentos culturais, totalizando um investimento de mais de R$ 27 milhões; inscrições vão até 3 de dezembro

22 de Outubro de 2020, 11:01

Da Redação

A Secretaria de Estado da Cultura (a Secult) divulga o lançamento do pacote de editais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. São 17 concursos que totalizam um investimento de R$ 27.520.000,00, abrangendo os seguintes segmentos: música, artesanato, literatura, cultura e manifestação popular, projetos culturais, pontos de cultura, coletivos e espaços culturais, artes visual e digital, artes cênicas, patrimônio e audiovisual. “No Diário Oficial do Estado, de terça-feira (20), foram publicados 15 editais; os dois restantes devem ser lançados até o final desta semana”, avisa o informativo da Secult enviado à Redação.

Criada em 29 de junho deste ano, a lei federal 14.017, batizada Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, busca auxiliar a classe artística nesse período crítico de quarentena e enfrentamento do novo coronavírus. A secretária Mellina Freitas destaca a não exigência de certidões negativas de débitos (municipal, estadual e federal) para participar dos editais. “Buscamos desburocratizar os certames que foram construídos em diálogo com a classe artística, demonstrando o compromisso do governo em amparar os fazedores da cultura”, diz a titular da pasta da Cultura no Estado.

As inscrições são gratuitas, seguindo até 3 de dezembro. Artistas, brincantes e produtores culturais devem acessar os editais disponíveis no site aqui, preenchendo os requisitos e documentações solicitados. Os proponentes devem se cadastrar pelo sistema online Cuca – Cadastro Único da Cultura Alagoana, ou comparecendo à sede da Secult localizada no centro da capital, na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n. Questionamentos e outras informações podem ser encaminhadas via email: duvidaseditaissecultal@gmail.com.

Confira os editais aqui