Segundo ano do evento idealizado pela produtora cultural Mirna Porto Maia acontece em Maceió, na semana que vem, a partir de terça-feira (17)
13 de Novembro de 2020, 14:42
Da Redação
A segunda edição do projeto “Arte em Movimento – Velas Telas” acontece na semana que vem, entre terça (17) e sexta-feira (20), na praia da Ponta Verde, na curva do Farol, na capital. O horário (início da madrugada) é diferente em cada dia: Na terça, às 23h24; na quarta (18), à 0h17; na quinta (19), à 1h15, e na sexta-feira (20), à 1h45.
Este ano, 15 artistas terão suas obras projetadas em velas de jangadas próximas à costa. São eles: Mestra Irinéia, José Paulino, Eva Le Campion, Agélio Novaes, Jeanine Toledo, Zumba, Dalton Costa, Hilda Moura, Martha Emília, Joe Santos, Myrna Maracajá, Pedro Cabral, Suel, Lú Azul e Alex Barbosa (in memoriam). A comunicação do evento informa que haverá, também, uma performance do artista visual Delson Uchoa, chamada “Bicho da Seca”, conduzida pelo diretor teatral David Farias.
Por conta da pandemia, o projeto que seria realizado em março, foi adiado para novembro e será transmitido pelo canal do evento no YouTube – evitando-se assim aglomerações na praia (no ano passado, milhares de pessoas assistiram às projeções à beira-mar). O tema proposto aos artistas é “As Mulheres e a Diversidade racial”.
A produtora cultural Mirna Porto Maia, idealizadora do projeto, diz que o evento de 2020 “é um super desafio”. “Desafio técnico e artístico. Na verdade, o projeto estava praticamente pronto no final de março. O mês escolhido foi abril, exatamente no período da Semana Santa, na lua cheia. Mas veio a pandemia. Fomos pegos com a realidade mudada.” Quanto à questão de segurança, Porto lembra que a regras de distanciamento social serão cumpridas. “Isolaremos uma área da praia para ser o espaço da filmagem. E pedimos a colaboração do público, para que evitem a presença sem distanciamento social. O uso de máscaras será obrigatório inclusive no trecho não isolado.”
Realizado pela produtora Ponto de Produção, o “Arte em Movimento – Velas Telas” tem o patrocínio do Magazine Luiza, via Lei de Incentivo à Cultura.