Cultura

'Velas Telas' realiza edição 2020 na praia da Ponta Verde, com transmissão pelo YouTube

Segundo ano do evento idealizado pela produtora cultural Mirna Porto Maia acontece em Maceió, na semana que vem, a partir de terça-feira (17)

13 de Novembro de 2020, 14:42

Da Redação

A segunda edição do projeto “Arte em Movimento – Velas Telas” acontece na semana que vem, entre terça (17) e sexta-feira (20), na praia da Ponta Verde, na curva do Farol, na capital. O horário (início da madrugada) é diferente em cada dia: Na terça, às 23h24; na quarta (18), à 0h17; na quinta (19), à 1h15, e na sexta-feira (20), à 1h45.

Este ano, 15 artistas terão suas obras projetadas em velas de jangadas próximas à costa. São eles: Mestra Irinéia, José Paulino, Eva Le Campion, Agélio Novaes, Jeanine Toledo, Zumba, Dalton Costa, Hilda Moura, Martha Emília, Joe Santos, Myrna Maracajá, Pedro Cabral, Suel, Lú Azul e Alex Barbosa (in memoriam). A comunicação do evento informa que haverá, também, uma performance do artista visual Delson Uchoa, chamada “Bicho da Seca”, conduzida pelo diretor teatral David Farias.

Mirna Porto e a artista visual Lu Azul/ Foto/ Facebook

Por conta da pandemia, o projeto que seria realizado em março, foi adiado para novembro e será transmitido pelo canal do evento no YouTube – evitando-se assim aglomerações na praia (no ano passado, milhares de pessoas assistiram às projeções à beira-mar). O tema proposto aos artistas é “As Mulheres e a Diversidade racial”.

A produtora cultural Mirna Porto Maia, idealizadora do projeto, diz que o evento de 2020 “é um super desafio”. “Desafio técnico e artístico. Na verdade, o projeto estava praticamente pronto no final de março. O mês escolhido foi abril, exatamente no período da Semana Santa, na lua cheia. Mas veio a pandemia. Fomos pegos com a realidade mudada.” Quanto à questão de segurança, Porto lembra que a regras de distanciamento social serão cumpridas. “Isolaremos uma área da praia para ser o espaço da filmagem. E pedimos a colaboração do público, para que evitem a presença sem distanciamento social. O uso de máscaras será obrigatório inclusive no trecho não isolado.”

Realizado pela produtora Ponto de Produção, o “Arte em Movimento – Velas Telas” tem o patrocínio do Magazine Luiza, via Lei de Incentivo à Cultura.