Cultura

Vitor Pirralho cria uma imagem de totalitarismo para o futuro no mundo

'Manchete virtual', novo single e lyric video do rapper, é inspirado em crônica de Mateus Magalhães; com toque bem humorado, a letra indica que as coisas vão de mal a pior

24 de Novembro de 2020, 17:08

Sebage Jorge/ Editor

Com letra inspirada em crônica do músico e escritor Mateus Magalhães, o rapper Vitor Pirralho lançou na quinta-feira (19) o single “Manchete virtual”, que ganhou um lyric vídeo com pesquisa de imagens assinada por Andréa Alves e edição de Fernanda Amaral . “A letra fala sobre um futuro caótico, sobre previsões assustadoras”, afirma Pirralho, que é professor de Literatura e trabalha sua música a partir de temas caros à literatura, como o índio brasileiro e o movimento antropofágico. Seus raps abordam, também, situações da política e do caos social que estamos vivendo. Mateus Magalhães, cuja crônica deu base temática para "Manchete virtual", foi aluno de Pirralho. A composição é antiga, de 2015.

O single é um lançamento do selo Matogrosso

“Eu sei que você sabe/ A manchete é virtual/ Mas a bem da verdade/ Tornar-se-á real”, sacoleja o refrão, entre versos-manchetes como: “Medo de morrer/ Toque de recolher instituído” ou “Democracia, disse o militar/ Não está em nossos planos”.

“O lyric video de ‘Manchete virtual’ é uma miscelânea de imagens muito interessante, pesquisa e edição afiadas que permitiram traduzir em imagens o contexto lírico, pois a música tem uma textura irreverente, mas a letra trata de assuntos muito sérios”, explica o artista, sentenciando: “Mesclamos bem as atmosferas irreverente e séria na mesma peça”.

De acordo com o informativo enviado ao Alagoas Boreal, a música foi composta originalmente para o disco “A Invenção é a Mãe das Necessidades”, lançado no início de 2019. “Ficou de fora por não ter o mesmo clima instrumental do álbum, apesar de estar totalmente inserida no contexto temático. Como diz a canção ‘Rumos e Rumores’, faixa que abre o álbum e tem participação de Ney Matogrosso, ‘o próximo capítulo não está escrito, mas prever não é difícil, já que o homem tem seu rito’.”

Para Vitor Pirralho, as manchetes do novo single “são fictícias, mas já aconteceram ou acontecerão de alguma forma”.

“Manchete virtual” é um lançamento do selo Matogrosso Produções Artísticas, do cantor Ney Matogrosso, que havia regravado, em 2013, uma das faixas (“Tupi Fusão”) do álbum de Pirralho de 2009, “Pau-Brasil”.