TV Boreal

Filme sobre sindicalismo no governo Collor estreia no Canal Brasil

Documentário de Maria Augusta Ramos recria um dos grandes episódios do sindicalismo brasileiro, acompanhando a demissão em massa de 110 funcionários da Caixa em 1991; nessa quinta-feira (8), às 19h10

07 de Dezembro de 2020, 15:18

Da Assessoria

Dirigido por Maria Augusta Ramos (de "O Processo"), o documentário “Não Toque em meu Companheiro” (2020) estreia nessa terça-feira (8), às 19h10, no Canal Brasil. O filme remonta um dos grandes episódios da história do sindicalismo brasileiro. Acompanha a trajetória das mobilizações ocorridas ao longo de um ano, após uma injusta demissão em massa de 110 funcionários da Caixa Econômica Federal, em 1991, durante o governo de Fernando Collor de Mello.

O filme destaca o belo ato de altruísmo, em pleno governo Collor, quando os funcionários que permaneceram em seus empregos pagam os salários daqueles que foram demitidos durante um ano. Com a participação de Marilena Chauí, professora de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), o documentário traz reflexões e analogias entre o governo Collor e o atual governo Bolsonaro.