Cultura

'Visão das Grotas', realizado por jovens moradores de grotas maceioenses, leva o prêmio do 'júri popular' na Mostra Sururu

Produção é criação coletiva sob supervisão do governo estadual e da ONU-Habitat; depois de legendado, estará disponível no site da instituição no YouTube

21 de Dezembro de 2020, 10:00

Da Redação

Na noite do sábado (19), a Mostra Sururu de Cinema Alagoano premiou o curta-metragem de criação coletiva “Visão das Grotas” na categoria de "melhor filme do júri popular". Produção realizada a partir de uma ação do governo de Alagoas nas grotas de Maceió em conjunto com a ONU-Habitat – o “Projeto Emergencial para Monitoramento da Covid-19” –, “Visão das Grotas” levou, ainda, o prêmio de “Melhor Performance”. O filme exibido on line durante a mostra na semana passada será legendado pela ONU para sua disponibilização no canal da instituição no YouTube no início de 2021.

“Eu nunca imaginei que pudesse participar da Mostra Sururu. Era algo muito inacessível”, declarou uma das realizadoras do filme, Agnes Vitória, 21 anos. “O ‘Visão das Grotas’ me fez perceber que eu posso. Eu sou uma preta que posso tudo”, afirmou a jovem cineasta à agência de notícias do governo. Agnes Vitória é moradora da Grota do Rafael, no bairro do Jacintinho. O curta foi produzido e filmado por nove jovens que moram em comunidades da periferia da capital. “Com imagens e depoimentos capturados com câmeras de celular, o filme registra os impactos, percepções e relatos locais sobre a pandemia”, afirma a reportagem da Agência Alagoas publicada nesta segunda-feira (21). “O êxito no festival simboliza mais um importante reconhecimento para o projeto que deu visibilidade ao cenário urbano e às vidas humanas mais vulnerabilizadas na capital durante a crise sanitária provocada pela covid-19.”

O agente nacional do ONU-Habitat avisou que a equipe brasileira do programa das Nações Unidas “está muito feliz com esse reconhecimento do audiovisual alagoano”. “Sempre acreditamos nas vocações e potencialidades dos moradores e moradoras das grotas de Maceió. “O [curta-metragem] ‘Visão das Grotas’ é um dos nossos projetos mais significativos e potentes e os dois prêmios coroaram os três anos da nossa atuação em Alagoas, dando ainda mais ânimo para continuarmos contribuindo, junto com o governo de Alagoas, para a prosperidade urbana sustentável e inclusiva do Estado.”