Especial

Editora Mundo Leitura faz doação de 150 livros à Biblioteca Municipal Carlos Moliterno

Ação é contrapartida ao prêmio do edital de Espaços Culturais da Lei Aldir Blanc; editora e escritora Cláudia Lins diz que se preocupa com a formação do leitor infantojuvenil

23 de Dezembro de 2020, 08:53

Da Redação

A Biblioteca Carlos Moliterno – Rede de Bibliotecas recebeu 150 livros doados pela editora alagoana Mundo Leitura. A doação, de acordo com o site da prefeitura de Maceió, é uma contrapartida da editora, que venceu o edital de Espaços Culturais da Lei Aldir Blanc promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (a Fmac).

Os 150 volumes de literatura infantojuvenil foram distribuídos em 50 kits do projeto da editora “Eu Incentivo a Leitura” – cada pacote contendo três livros: “O Diário de Dandara pelo Mundo”, “Nyuni, o Menino Pássaro” e “Dez Elefantinhos do Balacobaco”. As obras serão repassadas para leitores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 e 2. 

Cada kit da doação contém três livros de autores alagoanos

“A editora Mundo Leitura trabalha com a produção de livros para a infância e juventude em Alagoas, e além do desafio da comercialização, também se preocupa com a formação do seu público”, explica a escritora Claudia Lins, sócia titular da editora. “O projeto é a multiplicação do que dá sentido ao nosso trabalho, que não é só fazer o livro, mas permitir que o livro chegue às pessoas e com a maior alegria para aqueles que mais precisam.”

De acordo com o noticiário oficial, “as doações também são importantes para estimular o hábito da leitura de escritores locais”. Janaína Tenório, coordenadora da Rede de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação (a Semed), diz se tratar de “uma doação muito significativa”. “É importante facilitar o acesso às obras de escritores locais e de autores que escrevem sobre nossa terra.”

Foram selecionadas 25 escolas, cada uma delas contemplada com dois kits literários, totalizando seis livros por escola. São elas: Almeida Leite; César Augusto de Oliveira; Cícera Lucimar de Sena Santos; Dom Antônio Brandão; Doutor Orlando Araújo; João Feitosa; Luiz Pedro IV; Major Bonifácio Silveira; Marechal Floriano Peixoto; Maria de Lourdes de Melo Pimentel; Maria José Clemente Rocha; Nossa Senhora Aparecida; Padre Pinho; Pedro Barbosa Júnior; Pedro Café; Professora Claudinete Batista; Professora Elma Marques Curti; Professora Marilucia Macedo dos Santos; Professora Maria José Carrascoza; Santo Antônio; Selma Bandeira; Suzel Dantas; Tereza de Jesus; Yêda Oliveira dos Santos; Zanelli Caldas.