Cultura

Festival Riacho do Meio abre inscrições para artistas do Planalto Borborema

Os municípios que compõem a região são Viçosa, Major Izidoro, Cacimbinhas, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Igaci, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Mar Vermelho, Belém, Tanque D’arca, Maribondo, Pindoba e Chã Preta; evento vai acontecer em fevereiro

14 de Janeiro de 2021, 15:59

Da Redação

O Festival Riacho do Meio, que acontecerá entre o dia 1º. e 5 de fevereiro, abre inscrições para artistas de 15 municípios do interior. As apresentações ocorrerão na cidade de Viçosa (a 65 km de Maceió), porém, o evento será exibido on line pelo site do evento. “Trata-se de uma das primeiras iniciativas decorrentes dos editais de apoio ao setor cultural, viabilizados pela Lei Aldir Blanc e Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (a Secult)}”, destaca o informativo enviado à Redação, avisando que as inscrições já começaram nessa terça-feira (12). Os interessados têm até a próxima quinta-feira (21) para fazer suas inscrições. Informe-se aqui.

Participarão do Festival Riacho do Meio, as cidades do chamado Planalto da Borborema, que são, além de Viçosa, Major Izidoro, Cacimbinhas, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Igaci, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Mar Vermelho, Belém, Tanque D’arca, Maribondo, Pindoba e Chã Preta. O evento contempla bandas e artistas de outros segmentos, como atores e poetas populares, desde que morem nesses municípios. 

O cantor e compositor Luís Coroado, de Viçosa, também participou do evento em 2020

A primeira edição do evento ocorreu em dezembro do ano passado, com participação de 15 bandas. O palco também foi montado em Viçosa. A produtora Izabelly Sena informa que dos cinco dias do festival, dois deles serão voltados a atividades de formação. “Na primeira edição, 41 artistas viçosenses se inscreveram e conseguimos selecionar 15”, explica Sena. “Agora, com o apoio da Lei Aldir Blanc, ampliamos a possibilidade de participação para toda a região e mantivemos o festival na cidade de Viçosa. Além das bandas, teremos oficinas de iniciação musical, além de uma de teatro, outra de produção cultural e uma mesa redonda que reunirá artistas e gestores culturais em uma conversa franca sobre os desafios de produzir cultura no interior de Alagoas.” 

O resultado da seleção deste ano será divulgado no dia 25, no site e no Instagram @festivalriachodomeio. “A seleção possui duas categorias, a primeira é voltada para bandas e espetáculos teatrais de grande porte”, destaca o press-release do festival, informando ainda os cachês, que são de R$ 1.800 para as bandas e peças teatrais e R$ 600 para poetas populares, músicos solos, duplas ou monólogos teatrais e espetáculos de pequeno porte.