Especial

Defesa Civil alerta para acúmulo de chuva na capital

Aqueles que moram em regiões de risco, caso sintam necessidade, devem procurar seus parentes em locais seguro; ainda pode chover neste final de semana

30 de Janeiro de 2021, 10:12

Da Redação

Por conta do acúmulo de chuva em Maceió nos últimos três dias (chegando a 30 mm), a Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) divulgou nessa sexta-feira (29) o monitoramento de todas as regiões da cidade “em nível operacional de atenção”. De acordo com as informações da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (a Semarh), a previsão para este sábado (30) é de tempo encoberto com chuvas em pontos isolados da capital na primeira metade do dia. "Entre a tarde e a noite, possibilidade de chuva intercalada com períodos de tempo seco”, alertou o site da prefeitura de Maceió nessa sexta-feira. “No domingo (31), a previsão aponta para nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira.” 

Moradores dessas regiões de risco que não se sintam seguros durante a chuva devem procurar abrigo em local seguro, acionando, também, o Compdec para fazer uma avaliação da área. O número é 199. “Devido à previsão de rajadas de ventos, a Defesa Civil também reforça a necessidade de atenção especial a riscos de deslizamento, queda de árvores, placas e objetos que poderão atingir a rede elétrica”, destaca o noticiário oficial. 

A prefeitura recomenda que as pessoas mantenham suas árvores sadias e bem podadas. “A poda preventiva e possíveis supressões podem ser solicitadas a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) pela Central de Monitoramento do órgão, que atende nos números 0800 082 2600 ou pelo whatsapp 98802 4834. O serviço funciona de segunda sexta-feira, no horário de 8h às 14h.” 

Outra providência deve ser a de revisar a resistência da casa ou comércio, "principalmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento, se tiver". Também deve-se evitar empinar pipas e ficar próximo a encostas ou lugares altos sem proteção.  

“Trabalhadores que utilizam andaimes devem redobrar os cuidados e verificar com atenção a fixação das amarrações e dos encaixes metálicos”, indica, ainda, o site da prefeitura, recomendando aos transeuntes evitarem passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas e demais estruturas que não transmitem segurança. 

E mais: não estacione seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, já que elas recebem impactos de ventos fortes e não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas frágeis. O número de telefone da Defesa Civil é 199 funciona e funciona durante 24 horas. “As equipes de plantão atenderão os chamados em casos de ocorrência”, sinaliza a prefeitura.