As duas instituições colaboraram para a limpeza da Praia do Pontal, informando aos banhistas como fazer o descarte correto de resíduos sólidos
01 de Fevereiro de 2021, 15:30
Da Redação
Informando a população que o descarte irregular de resíduos sólidos é um problema que também atinge o ambiente marinho, o Instituto do Meio Ambiente (o IMA), realizou na Praia do Pontal, em Maceió, nesse domingo (31), o primeiro mutirão de limpeza do ano. Trata-se de uma parceria do projeto “Nossa Praia”, do IMA, com o coletivo Praia Limpa. “A ação seguiu todas as normas de distanciamento e cuidados, em razão do corona vírus”, destaca o informativo do IMA enviado à Redação.
Luvas e sacolas biodegradáveis forma distribuídas entre os banhistas durante as atividades de limpeza na praia. A equipe da Gerência de Educação Ambiental do IMA distribuiu, ainda, jogos educativos, bloquinhos reciclados e sabão ecológico. “Cerca de 70 pessoas estavam presentes, divididas em grupos para manter o distanciamento e a organização”, informa o press-release do IMA.
A consultora ambiental Mirella Cavalcante diz ter encontrado bastante lixo doméstico no local, além de muitos descartáveis. “Levamos o material e a tenda do ‘Nossa Praia’. Junto ao coletivo Praia Limpa fizemos a ação de limpeza, instruímos os banhistas sobre o descarte correto dos resíduos e distribuímos materiais.”
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente, a parceria entre o “Nossa Praia” e o coletivo Praia Limpa vai continuar. "A previsão é que o mutirão ocorra mensalmente e em várias praias alagoanas. Essas ações contribuem para a limpeza no litoral alagoano, bem como trazem sensibilização à população sobre o descarte incorreto dos resíduos sólidos.”