Especial

Ação do IMA e coletivo Praia Limpa retira o lixo do litoral sul de Maceió

As duas instituições colaboraram para a limpeza da Praia do Pontal, informando aos banhistas como fazer o descarte correto de resíduos sólidos

01 de Fevereiro de 2021, 15:30

Da Redação

Informando a população que o descarte irregular de resíduos sólidos é um problema que também atinge o ambiente marinho, o Instituto do Meio Ambiente (o IMA), realizou na Praia do Pontal, em Maceió, nesse domingo (31), o primeiro mutirão de limpeza do ano. Trata-se de uma parceria do projeto “Nossa Praia”, do IMA, com o coletivo Praia Limpa. “A ação seguiu todas as normas de distanciamento e cuidados, em razão do corona vírus”, destaca o informativo do IMA enviado à Redação. 

Foram entregues a banhistas luvas e sacolas biodegradáveis; eles também ajudaram

Luvas e sacolas biodegradáveis forma distribuídas entre os banhistas durante as atividades de limpeza na praia. A equipe da Gerência de Educação Ambiental do IMA distribuiu, ainda, jogos educativos, bloquinhos reciclados e sabão ecológico. “Cerca de 70 pessoas estavam presentes, divididas em grupos para manter o distanciamento e a organização”, informa o press-release do IMA.  

Para essa ação, o projeto do IMA 'Nossa Praia' fez parceria com o coletivo Praia Limpa

A consultora ambiental Mirella Cavalcante diz ter encontrado bastante lixo doméstico no local, além de muitos descartáveis. “Levamos o material e a tenda do ‘Nossa Praia’. Junto ao coletivo Praia Limpa fizemos a ação de limpeza, instruímos os banhistas sobre o descarte correto dos resíduos e distribuímos materiais.” 

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente, a parceria entre o “Nossa Praia” e o coletivo Praia Limpa vai continuar. "A previsão é que o mutirão ocorra mensalmente e em várias praias alagoanas. Essas ações contribuem para a limpeza no litoral alagoano, bem como trazem sensibilização à população sobre o descarte incorreto dos resíduos sólidos.”