Lugares

Alagoas Cultural consolida roteiros turísticos com foco na cultura alagoana

Premiada pelo portal Impacta Nordeste e selecionada em edital da Lei Aldir Blanc, microempresa é a primeira operadora de turismo cultural no Estado

10 de Fevereiro de 2021, 16:07

Eduardo Afonso Vasconcelos

Há três anos, a então estudante de Relações Públicas Érica Rocha e a fotógrafa Jéssica Conceição cruzaram-se no Museu da Imagem e do Som (o Misa), no bairro do Jaraguá, região central de Maceió, e conceberam uma ideia: explorar o potencial cultural de Alagoas em roteiros turísticos pelo Estado. Depois de dois anos de intensa pesquisa, a Alagoas Cultural estreou oficialmente como operadora de turismo e, mais recentemente, viu crescer seu quadro de sócias com a chegada da turismóloga e antropóloga Iara Souza. Por último, a empresa foi selecionada no edital Anilda Leão da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e ainda levou um prêmio (na categoria "cultura") do portal de inovação social Impacta Nordeste.

Firmando-se no setor cultural a partir da constatação de uma lacuna no campo do turismo, a Alagoas Cultural ofertam hoje um serviço inédito no Estado. "Para alcançar esse objetivo, nos organizamos sob as bases da economia criativa, estabelecendo redes de colaboração com profissionais de turismo e cultura, microempreendedores e artistas independentes", afirma a profissional de RP Érica Rocha, observando que "a intenção de valorizar e promover o patrimônio alagoano esbarra inevitavelmente na ausência de investimentos e políticas públicas na área".

Não contando, portanto, com nenhum tipo de apoio financeiro ou mesmo capital de giro, a Alagoas Cultural segue na contramão de um mercado turístico predatório – já que as ações do poder público beneficiam apenas os grandes empresários, em detrimento da população local. Nesse sentido, Rocha diz que, "antes de tudo", ela e suas sócias são "ativistas culturais". "Queremos criar oportunidades para os trabalhadores do segmento das artes. Tentamos contribuir para que os agentes culturais, como nós, se insiram e atuem no segmento turístico, que é bastante amplo em Alagoas.”