Oportunidades

Aliança Francesa abre inscrições para 'Curso de Passeios literários'

Aulas serão ministradas em língua francesa pelo professor Adller Costa; haverá leitura online de trechos de romances e peças teatrais, bem como abordagens sobre pintura, música e outros temas afins

15 de Fevereiro de 2021, 15:41

Eduardo Afonso Vasconcelos

A partir de 1º. de março, uma segunda-feira, a escola de idioma e casa de cultura Aliança Francesa, localizada à avenida Deputado Humberto Mendes, 250, bairro central do Jaraguá, realiza o "Curso de Passeios literários”, ministrado pelo professor Adller Costa. As aulas acontecerão sempre às segundas-feiras (via plataforma de internet Zoom), entre 19h e 21h. O objetivo é o aperfeiçoamento da língua francesa a partir de leituras e discussões coletivas sobre textos de épocas e territórios diversos. O curso custa R$ 250 mensais e é destinado a alunos que tenham estudado, no mínimo, cinco semestres do idioma (nível A2-2). 

Segundo o professor licenciado na França, a leitura em grupo será acompanhada de um olhar atento sobre a sociedade e as produções artísticas circunscritas à época dos textos, o que, para Adller Costa, permite “entender a língua como algo acessível”. Assim, aspectos como vocabulário, sintaxe e estilo não serão esquecidos, mas se unirão à abordagem de pinturas, gravuras, esculturas, músicas, peças teatrais etc. 

A proposta do mentor do curso é a de que os encontros sejam “prazerosos, com base no diálogo entre os participantes”. Para Costa, é possível “ler um texto religioso do século 16, uma carta filosófica do século 17 ou um conto libertino da mesma época”, mas, também, “autores dos séculos 20 e 21 de vários países”. “Esses textos serão, a depender do nível geral da turma, discutidos em francês, mas, se alguém quiser dizer algo em português, ninguém o tolherá”, tranquiliza o professor. 

Para mais informações e matrículas, ligue (82) 3223 5160 ou (82) 99302 9734.