TV Boreal

Festival de Solos Online começa no final de semana

Evento realizado pela BR Produtora, de São Paulo, começa na sexta-feira (23), reunindo artistas da música, dança e teatro; Lázaro Ramos e Viviane Procópio são curadores

20 de Abril de 2021, 16:44

Da Redação

Reunindo artistas de áreas e gêneros diversos, acontece na sexta-feira (23), sábado (24) e domingo (25) o Festival de Solos Online, cuja programação será transmitida on-line no canal da BR Produtora no YouTube e também na plataforma de vídeo Zoom.

“O projeto foi contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc e conta com apoio do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, junto do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura do governo federal”, destaca o informativo da produtora enviado à Redação. O ator, escritor, diretor e produtor Lázaro Ramos e a bailarina, coreógrafa, professora, consultora de imagem e produtora cultural Viviane Procópio atuam como curadores. Participa, ainda, da produção o ator e diretor Kiko Mascarenhas. 

O ator Lázaro Ramos é curador do evento

“O festival em formato de mostra de talentos, conta com artistas do cenário nacional nas áreas de teatro, dança, música, contação de histórias, diálogos e reflexão, abrangendo várias linguagens e diversidades étnicas, raciais, sociais e de gênero em seu corpo artístico”, explicam os produtores, informando que o evento segue todas as medidas de distanciamento social. “As apresentações estão sendo feitas pelos artistas e influenciadores no formato on-line, visando a segurança de todos os envolvidos e a realização do projeto em meio ao isolamento e as restrições impostas pela pandemia.” 

Lázaro Ramos diz que o festival "é um respiro neste momento tão difícil, mas que comprova que a arte resiste, se transforma e se adapta para permanecer na vida das pessoas”. De acordo com a comunicação do evento, o ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) busca “apoiar e patrocinar a divulgação artística e cultural do estado de São Paulo”. “Atualmente, junto da Lei Aldir Blanc, o ProAC se mostra de suma importância, na forma do Festival de Solos Online, para a preservação de eventos e grupos artísticos, que se veem em momentos de dificuldades provindas da necessidade de cuidados contra o atual cenário de pandemia.”

O cachê de Lázaro Ramos será doado para a instituição Casa de Cultura Tainã, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. A programação do festival, que começa na sexta-feira às 19h, inclui o solo de dança de Marcella Gozzi; shows de Virgínia Rosa e Rosa Marya Colin; monólogo de Gero Camilo e a palestra de José Carlos Arandiba “O Corpo negro da Dança brasileira”, entre outras atrações.

Acompanhe as ações da BR Produtora no Facebook e Instagram.