Especial

Prefeitura de Maceió lança aplicativo de mobilidade urbana

Nessa quarta-feira (12), o prefeito JHC recebeu o gerente do app Moovit no Brasil, Pedro Palhares, que explicou o funcionamento do dispositivo que ajudará usuários de ônibus a se movimentarem em Maceió

13 de Maio de 2021, 08:43

Da Redação

O prefeito de Maceió, JHC, apresentou nessa quarta-feira (12) um novo aplicativo de mobilidade para uso na capital. O app multimodal Moovit funcionará como um planejador de viagens e, de acordo com a comunicação da prefeitura, “vai trazer mais qualidade ao transporte público por dispor de várias ferramentas”, Tais ferramentas, informa o noticiário oficial do município, estão aptas para mostrar o tempo de chegada dos ônibus aos pontos em toda a cidade, assim como seus níveis de ocupação. O app também indica a acessibilidade do veículo.

Prefeito JHC: 'O app vai ajudar muito no dia a dia do usuário que utiliza o transporte público'

Na reportagem do site publicada nessa quarta-feira, JHC afirmou que o dispositivo foi pensado com vistas à  “mobilidade do futuro”. “O app vai ajudar muito no dia a dia do usuário que utiliza o transporte público e na fiscalização da mobilidade urbana da nossa capital, além de ser muito mais preciso do que outras ferramentas que eram disponibilizadas para Maceió.”

O aplicativo indica o tempo para o ônibus chegar ao ponto

De acordo com o prefeito, a iniciativa muda “todo esse conceito do chamado cartão Bem Legal”. “A gente sabe que o cartão é uma tormenta na vida do maceioense. Vamos mudar, modernizar e informatizar nosso sistema de transporte público. Temos cobrado isso das empresas. O que pretendemos é que os 180 pontos para aquisição dos cartões atuais estejam também dentro do aplicativo, trazendo essas informações.”

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, André Costa disse que a tecnologia veio “para ajudar”. “Para que o serviço seja prestado cada vez mais com eficiência.” Por sua vez, o gerente geral do Moovit no Brasil, Pedro Palhares, apresentando as funções do aplicativo, afirmou que “a missão do Moovit é simplificar a mobilidade urbana, fazendo os deslocamentos mais eficientes, acessíveis e sustentáveis”. “É um orgulho ser escolhido o aplicativo oficial de Maceió e oferecer todas estas facilidades às pessoas, deixando a cidade mais conectada.”

A comunicação da prefeitura informa que o Moovit é uma empresa israelense, com serviço gratuito, estando disponível para Android, iOS e também na web. “Além de planejar viagens, oferece um guia completo para todo o deslocamento, incluindo trajetos a pé até as paradas, e alertas sobre onde descer ou trocar de ônibus. O aplicativo é completamente acessível para deficientes visuais e pessoas com restrições de locomoção.”