Cultura

Série de vídeos comemora o Dia Alagoano do Teatro

Como em 2021, por conta da pandemia do coronavírus, Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas realiza atividades on-line para celebrar a data; nesta sexta-feira (14), Associação Teatral das Alagoas, a ATA, é homenageada

14 de Maio de 2021, 09:37

Da Redação

Nesta sexta-feira (14), comemora-se o Dia Alagoano do Teatro. A data faz referência ao aniversário da atriz maceioense Linda Mascarenhas (1895-1991), grande incentivadora das artes cênicas na capital e fundadora da Associação Teatral das Alagoas (a ATA). Como no ano passado, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) realizará atividades on-line, a partir desta sexta-feira até o domingo (16). A ATA estreia nesta sexta uma série de vídeos, que inclui trabalhos de outros grupos teatrais, como a CIA do Chapéu e o coletivo Hetéaçã. Os vídeos serão exibidos no canal do Teatro Deodoro no YouTube e as estreias ocorrem sempre ao meio-dia.

Coletivo Hetéaçã se apresenta em espaços alternativos desde 2013/ Foto/ João Erisson
Linda Mascarenhas, que fundou a ATA/ Foto/ Arquivo

“O Dia Alagoano do Teatro é um momento muito especial, de reverenciar as artes cênicas de Alagoas, reforçar a sua importância e reafirmar o compromisso da Diteal com os grupos locais”, diz a diretora-presidente da instituição, Sheila Maluf.

Para a Diteal, a data não é “meramente comemorativa”. “Trata-se de um momento oportuno para destacar uma figura importante nas artes cênicas de Alagoas, a primeira dama do teatro alagoano, Linda Mascarenhas”, destaca o informativo enviado à Redação, afirmando que “a luta da atriz pela valorização do teatro de Alagoas não ficou para trás”.