Oportunidades

Inscrições para o Simpósio de Educação Musical Especial vão até a semana que vem

Prazo final é quarta-feira (30); evento que busca a prática da música em contexto de inclusão social acontece on-line entre os dias 23 e 25 de julho

21 de Junho de 2021, 16:56

Da Redação

As inscrições para o Simpósio de Educação Musical Especial se encerram na próxima semana, na quarta-feira (30). O evento, que acontece entre os dias 23 e 25 de julho, em ambiente virtual, é uma realização do Instituto Maria Augusta Monteiro (o Imam), coordenada pela presidente do instituto, a professora maestrina Fátima Menezes. Acompanhe aqui a programação, que tem patrocínio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.

De acordo com o informativo enviado à Redação, o simpósio constitui a primeira etapa da Edição 2021 do projeto "Música para Todos". Segundo o Imam, trata-se de "um encontro de pensares e saberes, na perspectiva da inclusão pela arte". A ideia é "contribuir para minimizar a condição de isolamento e exclusão sociocultural de comunidades periféricas", oferecendo a estas “oportunidades de participar, efetivamente, do seu próprio contexto cultural”.

“O Simpósio de Educação Musical Especial é uma ação realizada, anualmente, reunindo profissionais das áreas musical, médica e pedagógica para debaterem temas alusivos à educação musical, mais especificamente, o que se relaciona a deficiências físicas, motoras e mentais, transtornos e inclusão sociocultural”, destaca a comunicação do instituto, informando, ainda, que a ação é destinada a professores da rede pública e privada de ensino, e também a musicoterapeutas e estudantes de música, arte-educadores, assistentes sociais e artistas amadores e profissionais, entre outros.

O Simpósio de Educação Musical Especial surgiu na cidade de São Paulo, em 2004, como iniciativa das professoras doutoras Viviane Louro e Lisbeth Soares, ambas envolvidas com pesquisas e práticas no contexto de deficiência e educação musical. “O êxito daquela primeira edição do projeto repercutiu de forma tão positiva que a ação foi inserida nas pautas anuais dos movimentos sociais de pessoas com deficiência”, afirma a organização do simpósio, observando que a ação logo foi ampliada para outras capitais, como Maceió.

“O evento”, afirma o press-release do Imam, “propõe atividades de formação cultural – incluindo mesas temáticas, oficinas, palestras e mostra artística – com foco na qualificação de artistas e educadores, apresentando a arte e, mais especificamente, a música, como veículo indutor da promoção cultural e da acessibilidade”.