Oportunidades

Programa Iberescena 2021/ 2022 abre inscrições para projetos de artes cênicas

Programa latinoamericano traz ajuda financeira para grupos profissionais de 16 países; prazo para entrega de projetos vai até 14 de outubro

22 de Junho de 2021, 11:10

Da Redação

O Programa Iberescena 2021/ 2022 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas divulga as inscrições para a edição deste ano, que foram abertas nessa segunda-feira (21). O prazo para apresentação de projetos vai até as 12h do dia 14 de outubro (no fuso horário de cada um dos países-membros). De acordo com a Fundação Nacional de Artes (a Funarte), a ajuda é dividida de três formas: Criação em Residência; Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas e Programação de Festivais e Espaços Cênicos. “Para se inscrever”, informa a comunicação da Funarte, “é preciso acessar a plataforma digital disponível no site do Iberescena e preencher o formulário correspondente à linha de ajuda desejada”.

A Funarte informa que na convocatória deste ano pode-se apresentar projetos em formato presencial, virtual ou misto (ou seja, que contemple as duas modalidades). “Os resultados serão publicados no site do Iberescena durante a semana seguinte da reunião do Conselho Intergovernamental, que será realizada entre os meses de novembro e dezembro”, informa a fundação, observando que o Iberescena completa 15 anos de existência em 2021. “Ele busca estimular o fomento e a integração das atividades de circo, dança, teatro e performance. As propostas de artes cênicas devem promover a internacionalização e o intercâmbio de artistas e produtores brasileiros, em parceria com cidadãos dos outros 15 países integrantes do programa: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.”

Além do Brasil, outros 15 países latinoamericanos participam do Programa Iberescena

A Funarte afirma, ainda, que pagou a cota do Brasil, no valor de U$ 100 mil [cem mil dólares], relacionada à convocatória de 2020/ 2021, avisando que, por conta desse pagamento, os contemplados pelo Conselho Intergovernamental do Iberescena “já podem executar seus projetos”. “Os objetivos do Iberescena”, destaca a comunicação da Funarte, “foram estabelecidos com a Carta Cultural Ibero-americana, aprovada na 9ª. Conferência Ibero-americana de Cultura, em 2006. Dentre eles estão: educação continuada para os profissionais das artes cênicas; incentivo a coproduções entre os produtores culturais do cenário latino-americano e a presença na cena internacional, além de apoio a festivais e residências artísticas em prol da construção do campo cênico latino-americano. Os recursos financeiros do fundo provêm das contribuições dos Estados-membros.”

O coordenador de Dança da Funarte, Fabiano Carneiro, diz que o atual edital do Programa Iberescena “reforça as ações de internacionalização que a fundação vem realizando para maior inserção da cultura brasileira no exterior e para o estabelecimento de programas permanentes de cooperação e intercâmbio cultural”.

A Funarte destaca, também, que o Brasil integra o Fundo Iberescena desde 2010. Segundo Fabiano Carneiro, em 15 anos de existência do programa, “foram aplicados mais de 200 milhões de dólares em projetos de cooperação” no programa. “Desde sua entrada, o Brasil teve 950 projetos inscritos. Entre eles, 142 foram contemplados com um total de mais de um milhão e quatrocentos mil euros”, afirma Carneiro.

Para mais informações acesse o site do Iberescena e o Twitter do programa.