Especial

Prefeitura de Maceió discute com a comunidade projetos para a orla lagunar

Segundo site oficial do município, as propostas trarão desenvolvimento sustentável e econômico para os bairros Bom Parto, Levada, Ponta Grossa, Vergel do Lago e Trapiche

06 de Agosto de 2021, 10:55

Da Redação

Prefeitura de Maceió divulga em seu site oficial a participação da comunidade no mapeamento coletivo de propostas que, segundo a reportagem, “vão garantir o desenvolvimento sustentável e econômico dos bairros Bom Parto, Levada, Ponta Grossa, Vergel do Lago e Trapiche”. Trata-se do programa de Requalificação da Orla Lagunar, que, desde julho, promove oficinas técnicas que deverão servir de base para a elaboração de projetos urbanísticos para a região. “Uma parceria com a ong Gerando Falcões e com o Instituto Mandaver vai possibilitar o acompanhamento do processo de participação social nas discussões”, destaca o noticiário do município.

Tácio Rodrigues, secretário-adjunto de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (a Sedet), afirma que moradores da região serão contemplados com projetos sociais e ambientais, "de economia circular e criativa, e de mobilidade e habitação”. “As propostas incluem a requalificação das vias e calçadas, recuperação e ampliação da iluminação pública, implantação de creches de período integral e instalação de equipamentos voltados para o esporte e lazer.”

Oficinas técnicas estão sendo realizadas desde julho

O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Ismar Macário, diz que o programa será "um marco na qualidade de vida das pessoas”. “Vai promover o saneamento básico com a expansão das redes de drenagem e esgotamento sanitário, com foco na recomposição da Área de Proteção Ambiental (APA) nas margens da Lagoa Mundaú.”

De acordo com a diretora de Projetos Urbanos, Tuanne Carvalho, os estudos estão, ainda, "em fase preliminar". “Estamos traçando objetivos e metas e elencando prioridades e problemas para as tomadas de decisões. O resultado será a implementação de um processo participativo em várias etapas.”