Cultura

Itaú Cultural realiza série on-line com quatro mulheres da MPB

As cantoras, compositoras e instrumentistas Céu, Helô Ribeiro, Leila Pinheiro e Cátia de França se apresentam a partir de quinta-feira (19) até domingo (22), sempre às 22h; ingressos gratuitos devem ser reservados

17 de Agosto de 2021, 10:11

Da Redação

A série “Palco virtual”, do instituto Itaú Cultural, retorna na quinta-feira (19) com quatro shows on-line estrelados por quatro mulheres da música. São elas, Céu, Helô Ribeiro, Leila Pinheiro e Cátia de França. Cada noite uma performance, sempre às 20h, até o domingo (22). “No primeiro dia, Céu, uma das principais cantoras da atual geração, apresenta músicas do seu mais recente trabalho”, relaciona o informativo do Itaú Cultural enviado à Redação. “No dia seguinte, Helô Ribeiro mostra repertório inédito e apresenta, em primeira mão, o clipe da música ‘O Fim do Mundo’. Sábado [21], Leila Pinheiro prepara um encontro vigoroso e intimista, de voz e piano, com canções que marcaram seus 40 anos de carreira. Para concluir a programação, no domingo, a compositora Cátia de França traz para o show composições do álbum ‘Hóspede da Natureza’ e músicas de suas quatro décadas de trajetória.”

Os espetáculos serão transmitidos pela plataforma Zoom. Acesse o site do Itaú Cultural e reserve seu ingresso gratuitamente.

Céu: musa da nova MPB

Com um trabalho atraente (e consistente) entre a nova geração de música brasileira, a cantora e compositora Céu apresentará canções do álbum “Apká!”, lançado em 2019. “Mistura os ritmos da música popular brasileira com o punk e o soul, concretizando a nova proposta musical da cantora paulista, que fez turnê de lançamento do álbum em 20 estados brasileiros, antes do início da pandemia de covid19”, destaca a produção do evento.

De acordo com o Itaú Cultural, a compositora e percussionista Helô Ribeiro vai mostrar o repertório do disco “A Paisagem Zero”, lançado em junho deste ano pelo selo Sesc. “Utilizando poemas dos primeiros livros do escritor João Cabral de Melo Neto, a musicista paulista criou as dez canções do álbum com uma atmosfera urbana e pop. O show ainda conta com o lançamento do clipe da canção ‘O Fim do Mundo’, criado e dirigido pelo artista visual Marcio Mota.” 

Cátia de França: monstra sagrada da eterna MPB

No sábado é a vez da cantora, compositora e pianista Leila Pinheiro, comemorando seus 40 anos de carreira. O concerto “intimista” de Pinheiro será em seu estúdio, em sua casa. “Com um repertório preparado especialmente para a apresentação, a artista faz um passeio, em voz e piano, pelos trabalhos de compositores que a emocionam e que foram gravados por ela, como Chico Buarque, Gonzaguinha, Flávio Venturini, Guilherme Arantes, Zélia Duncan e Renato Russo, sem esquecer clássicos da sua própria carreira, entre eles ‘Verde e Catavento’ e ‘Girassol’."

Para encerrar, a genial Cátia de França traz muita originalidade e surpresas com suas canções cheias de brasilidade e que estão no álbum “Hóspedes da Natureza”, de 2016. “Reunindo os ritmos do bumba-meu-boi ao blues, a artista paraibana, de 74 anos, exalta nas canções a comunhão com a natureza e questiona o consumismo e outras tendências da sociedade”, destaca o informativo do Itaú Cultural.