Especial

Daniel Pink revela o segredo de uma sesta que ajuda no desempenho profissional

Escritor e marqueteiro norte-americano, que em outubro participará de um dos maiores eventos de marketing do país, o RD Hostel, apresenta o 'Nappucino', uma técnica para o 'cochilo perfeito'

27 de Setembro de 2021, 09:36

Da Redação

Autor de best sellers avaliados pelo jornal The New York Times, o norte-americano Daniel Pink vai se apresentar com exclusividade para o público brasileiro num dos maiores eventos de marketing do país, o RD Hostel, nos dias 20 e 21 de outubro. “O evento online da plataforma RD Station vai reunir grandes nomes para trazer o melhor conteúdo sobre marketing, vendas e inovação”, destaca o informativo enviado à Redação, avisando que as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site aqui.

Com dezenas de milhões de visualizações em várias plataformas, a conferência de Daniel Pink sobre ciência da motivação é uma das mais assistidas de todos os tempos. “Entre suas ideias para uma melhor, mais produtiva e inteligente gestão de negócios, Pink defende a importância dos cochilos”, informa o press-release da RD Station. “Essas sonecas”, explica o palestrista, “podem funcionar como poderosos aliados dos nossos cérebros, funcionando como uma verdadeira faxina mental.” 

Autor afirma que cochilos curtos funcionam como 'faxinas mentais'

Pink afirma já ter “odiado” essas sonecas no decorrer do dia. Mas acabou desenvolvendo um método que envolve tomar café “para extrair todo o poder de uma soneca perfeita”, evitando acordar ainda mais cansado ou até confuso. “Encontrar um espaço silencioso, mesmo no escritório, é o primeiro passo”, diz Pink, sugerindo “sentar-se em uma cadeira e colocar fones de ouvido com redução de ruído”. 

Na etapa seguinte, define-se um alarme para despertar em 25 minutos. De acordo com o estudioso, os melhores e mais produtivos cochilos são extremamente curtos — entre dez e 20 minutos. “Cochilos mais longos do que isso começam a criar o que é chamado de inércia do sono, aquela sensação de confusão mental”, explica o informativo, apresentando a receita do "nappuccino", que é a junção das palavras “nap” (soneca, em inglês) e cappucino.

Com base em seus estudos científicos, o autor optou por ingerir cafeína antes dessa pequena sesta, afirmando que normalmente consegue adormecer em dez minutos. “Como a cafeína leva cerca de 25 minutos para entrar na corrente sanguínea, a ingestão do café evita a inércia do sono ao mesmo tempo que serve como um segundo impulso após acordar”, ensina Daniel Pink, uma das maiores referências mundiais quando o assunto é vendas, com obras traduzidas em 41 idiomas.