Especial

Retomada do turismo em Alagoas deverá gerar novos empregos

Associações de hotelaria, de bares e restaurantes apostam no crescimento do negócio turístico nos próximos meses, em Maceió e outras cidades litorâneas

27 de Setembro de 2021, 14:56

Da Redação

Com a reabertura dos diversos setores do negócio turístico no estado, o mercado de trabalho, de acordo com o site oficial do governo, “começou a reaquecer e a geração de novos empregos passou a ser uma realidade vivenciada por muitos alagoanos”. Nesta segunda-feira (27), Dia Mundial do Turismo, governo, empresários, comerciantes e agentes de turismo comemoram.

“A retomada do turismo vem refletindo principalmente no ramo hoteleiro, que vem se recuperando e espera manter nos próximos meses uma ocupação de até 80%”, indica reportagem publicada nesta segunda. “Isso sem contar no aumento mês a mês da chegada de turistas em Alagoas. Somente em agosto deste ano o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou crescimento de 292%, com mais de 168 mil visitantes.”

André Santos, da Abih: 'Expectativas extremamente positivas'

André Santos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (a Abih-AL), diz que “a expectativa é manter a média atual de 80% a 85% ao mês”. “Essa é a tendência”, avalia. “Apenas em dezembro que ainda não temos a total confirmação de ocupação, mas ela vem crescendo lentamente, então nossas expectativas são extremamente positivas para os próximos meses.”

Mas a hotelaria não é o único setor que se recupera, indica o noticiário oficial. “O segmento de bares e restaurantes vem seguindo confiante e gerando novos empregos a cada dia”, destaca o governo. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o maior fluxo de turistas em cidades litorâneas como Maceió “já é uma realidade”. “Consequentemente, o setor terá um aumento de 20% nas contratações da próxima temporada.”