Cultura

Biografia de Janis Joplin é lançada como audiobook no Brasil

A atriz e cantora Carol Fazu, que interpretou a estrela do rock nos palcos em 2017, narra a história escrita pela aclamada biógrafa Holly George-Warren; editores destacam ineditismo da obra

05 de Outubro de 2021, 09:49

Da Redação

Maior plataforma de áudio de entretenimento da América Latina, a Ubook lançou nessa segunda-feira (4) a versão em áudio da biografia da cantora de blues e rock Janis Joplin (EUA, 1943-1970), “Janis Joplin: sua Vida, sua Música". A obra é narrada pela atriz e cantora brasiliense Carol Fazu, que estreou o musical “Janis” em 2017, no Rio de Janeiro, retornando ao cartaz em julho deste ano.

A biografia impressa, escrita por Holly George-Warren, foi publicada em 2020 pela editora Seoman, do grupo Pensamento. “É um retrato completo de uma das artistas mais notáveis de todos os tempos, baseado em conversas com familiares, amigos e músicos da banda, e em arquivos, diários e entrevistas perdidas”, destaca o informativo enviado à Redação.

Carol Fazul, que narra a obra, encarnou Janis Joplin no teatro em 2017

De acordo com Adilson Ramachandra, editor do grupo editorial Pensamento, a obra “estava sendo muito aguardada” pelo mercado brasileiro. “É sobre uma das mulheres mais importantes da história do rock, celebrada até mesmo por sua irmã, Laura Joplin, como a biografia que revelou histórias, cartas e documentos inéditos importantes sobre Janis.” Segundo Ramachandra, “é a biografia mais completa já produzida por uma escritora experiente que tem em seu currículo obras como o best-seller do New York Times: ‘A Estrada para Woodstock’”. 

Os editores destacam “a narrativa intimista” da obra, demonstrando “a personalidade rebelde, inteligente, erudita e complexa de Janis Joplin”. Sobre a atriz que narra o audiobook, Carol Fazu, Cristina Albuquerque, gerente editorial da Ubook, afirma que a escolha de Fazu para narrar a obra “foi perfeita”. “Queríamos uma mulher com voz forte, independente, com estilo próprio e que tivesse envolvimento na área musical de alguma forma.”

Carol Fazu diz ter começado a cantar “influenciada” por Janis Joplin. “Aquelas descobertas de adolescente no quarto, ouvindo discos. Janis Joplin me tocou de uma forma diferente, mais profunda. Em 2017 fiz um musical inspirado nela e fui premiada como atriz e cantora. É um encontro muito lindo eu poder dar voz a esse audiobook. É meu primeiro trabalho como narradora. Uma experiência incrível de sentir. Fico verdadeiramente feliz e grata por isso.”