Cultura

Mostra Alagoana de Dança reúne diversas modalidades da dança contemporânea e clássica

Evento promovido pela Secult começa no domingo (10), seguindo até o dia 24; evento será realizado com público presencial, respeitando as regras de prevenção à covid-19

06 de Outubro de 2021, 10:15

Da Redação

A Mostra Alagoana de Dança, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (a Secult), realiza sua décima-sétima edição a partir do domingo (10). As apresentações, que ocorrerão na capital e nos municípios de Arapiraca, Piaçabuçu e Piranhas, seguirão até o dia 24, com a presença do público, respeitando, é claro, as orientações das organizações de saúde e o decreto governamental de Alagoas de medidas preventivas contra a covid-19.

“Farão parte da mostra diversos grupos de balé clássico e moderno, dança regional, street dance, jazz, dança cigana, afro, femme style, hip hop, dança do ventre, dança urbana, contemporâneo, xaxado, flamenco, dança de salão e neoclássico”, destaca o informativo da Secult enviado à Redação. 

Dança de salão e balé clássico são algumas das modalidades presentes na mostra da Secult

Para selecionar grupos e artistas da dança, uma comissão julgadora levou em consideração, de acordo com a Secult, “a qualidade artística e técnica dos inscritos, a originalidade e criatividade da coreografia, complexidade coreográfica, diálogo entre coreografia, tema e música e tempo de atuação e formação do grupo”.

A curadora Karina Padilha afirma que a mostra criada em 2000 tem “o intuito de reunir os artistas do segmento”. “Tantos anos depois, é incrível poder continuar com essa movimentação em prol da dança, principalmente depois de um período tão difícil de pandemia, que fez com que as atividades culturais presenciais fossem paralisadas.”

Paralelamente à mostra, informa ainda a produção do evento, o município de Piranhas receberá nos dias 20 e 21 oficinas de dança contemporânea e popular, ministrada por Marcos Topete, e de quadrilha junina conduzida pelo coreógrafo Anderson Coutinho (Quadrilha Luar do Sertão). As inscrições são gratuitas e podem 

ser feitas pelo e-mail <mostradedanca.al@gmail.com>, ou presencialmente na prefeitura da cidade.

Confira a programação da mostra aqui.