Cultura

Luciano Falcão lança EP instrumental em homenagem a Pinacoteca Universitária

O disco, de cinco faixas, será lançado em todas as plataformas digitais nessa sexta-feira (22); no YouTube do artista serão lançados vídeos

21 de Outubro de 2021, 16:24

Sebage Jorge/ Editor

O músico e professor Luciano Falcão lança nessa sexta-feira (22), em todas as plataformas digitais, o EP “Pina 40”. Contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, esse novo trabalho de Falcão — que lançou seu primeiro álbum, “Levando a Vida na Gaita”, em 2016 — é, segundo o artista, “desdobramento de um projeto pedagógico” realizado para a Pinacoteca Universitária da Universidade Federal de Alagoas (a Ufal). “Esse projeto”, ele conta, “aconteceu em setembro do ano passado, na Escola Estadual Onélia Campelo, no bairro da Cidade Universitária, com o objetivo de apresentar de forma virtual através das redes sociais daquela instituição, o seu acervo de obras.”

Com cinco faixas instrumentais assinadas por Fayga Ostrower, Elon Constantino, Getúlio Motta, Vicente Ferreira e Lula Nogueirafaz, "Pina 40" faz uma homenagem aos 40 anos da Pinacoteca Universitária, comemorados em 24 de setembro de 2021. Luciano Falcão tem uma longa carreira de instrumentista (no EP ele toca gaita, guitarra, violão, baixo e teclados) e já acompanhou diversos artistas da cena musical maceioense, entre eles, Myrna Araújo, Lara Melo, Mari Costa e sua mulher, Mel Nascimento. 

Desenho da capa do EP é de Heitor Falcão

"A harmônica cromática é o instrumento solista de 'Pina 40', sendo cada uma delas para cinco obras diferentes e que fazem parte do acervo da pinacoteca", explica instrumentista. O EP traz, ainda, a participação de Roberi Rei nas percussões e programação de bateria e Rafa Quintino no cavaquinho. Rei ainda divide com Falcão a direção musical. Nelsinho Neto toca violão na música “Jaraguá Drinks”.

O desenho da capa é do filho caçula do músico, o Heitor. “A ideia básica do EP é fazer uma relação entre as linguagens da música e das artes visuais, tendo em vista que todas as linguagens artísticas se conversam, mesmo que, para muitos, elas  pareçam totalmente diferentes.” 

A harmônica cromática é o instrumento solista de 'Pina 40'

Junto com “Pina 40”, o músico lança, também nessa sexta-feira em seu canal no YouTube, um vídeo para cada música. “O objetivo é que a pessoa possa ouvir a música e apreciar a obra visual e tirar suas próprias conclusões, pois a arte é subjetiva e permite que cada um faça as suas interpretações. Espero que essas interpretações sejam colocadas nos comentários para que haja uma conversa entre obras e seus apreciadores, ou seja, fazer uma grande e prazerosa brincadeira e viagem.”

Luciano Falcão destaca, ainda, algumas parcerias para a realização desse trabalho. “Meus agradecimentos a Iris Danielle Tenório, Tatiana Almeida, Iraci Oliveira, Vittória Holanda, Isabella Keila e Lucas Rocha da Pinacoteca. Agradeço também à Cris Onorato, que fez a ponte com Iris para que o projeto fosse iniciado na escola em 2020. À direção e coordenação da Escola Onélia Campelo, que abraçou a ideia do projeto pedagógico. Aos artistas Lula Nogueira, Vicente Ferreira, Elon Constantino, Getúlio Motta (e também Raíssa Motta), Fayga Ostrower (junto com Noni Ostrower), por fazerem parte do projeto e autorizarem, seja diretamente ou por meio de representantes, o uso de suas belíssimas obras neste trabalho. Por último, a Heitor Falcão que cedeu a sua linda obra de arte e a Mel Nascimento pelo incentivo e puxões de orelha necessários.”