Turismo em Pauta

Você já fez o passeio de barco à Foz do Rio São Francisco?

A maior atração turística de Piaçabuçu, que fica a apenas 138 km da capital, é um importante destino turístico do interior de Alagoas, com praias extensas, adornadas por coqueiros, ilhas fluviais e dunas gigantes

11 de Novembro de 2021, 10:54

Ivaldo Pinto é jornalista

No extremo sul de Alagoas, distante 138 km de Maceió, há um município que esbanja beleza natural e é, atualmente, um importante destino turístico fora da capitalVe. Trata-se de Piaçabuçu, com suas praias extensas, adornadas por coqueiros, ilhas fluviais, dunas gigantes e o majestoso rio São Francisco, que deságua no Oceano Atlântico, sem esquecer a saborosa gastronomia e a receptividade dos seus moradores. 

Banhada pelo Velho Chico, Piaçabuçu é uma cidade pequena. Sua população vive da pesca e da agricultura. É de lá que são feitos os passeios de barco até a Foz do São Francisco, a maior atração turística do município. As embarcações ficam ancoradas em piers de restaurantes da orla fluvial à espera de turistas que vêm de Maceió e de cidades vizinhas, a exemplo de Penedo — os turistas que lá se hospedam invariavelmente fazem o passeio à Foz, que tem a duração de aproximadamente cinquenta minutos, saindo de Piaçabuçu. No trajeto, observam-se magníficas paisagens e toda a exuberância do rio São Francisco. 

Ao chegar na Foz, parada para banhos nas águas do rio e do mar, para amenizar o calor e se refrescar. Uma boa pedida são as barraquinhas improvisadas nas dunas, às margens do rio, que comercializam cervejas, bebidas quentes e saborosos tira-gostos, preparados na hora, uma delícia. Para os que pretendem presentear parentes e amigos, no local há, também, venda de artesanato regional, produzidos em Alagoas e em Sergipe. De volta a Piaçabuçu, almoço nos restaurantes da orla fluvial e retorno a Maceió. 

Além dos passeios de barco, pratica-se também o turismo de aventura em Piaçabuçu, com passeios de buggy pelas dunas e voos parasail que proporcionam belas paisagens da região. Outra atração de Piaçabuçu é o povoado do Peba, que é área de preservação de tartarugas e aves migratórias, sendo um santuário ecológico e, também, um dos maiores bancos de camarão do Nordeste.  

Na Praia do Peba, com 21 km de extensão, acontece anualmente, em novembro, uma gincana de pesca de arremesso, evento nacional, Com a pandemia, a gincana não pode ser realizada. O acesso ao município de Piaçabuçu, que tem uma população estimada de 17.868 (IBGE/ 2021), é feito pela AL 101 Sul e BR 101 Sul. 

Notas 

* Após participar da 33ª. edição do Festuris, em Gramado, a Secretaria de Turismo e Empetur deram sequência à agenda de eventos no sul do país. Na segunda-feira (8), a parada foi em Caxias do Sul, onde a equipe de Marketing e Comunicação dos dois órgãos oficiais de turismo divulgaram os destinos pernambucanos no Encontro com Porto de Galinhas. Por sua vez, na terça-feira, foi a vez de Porto Alegre entrar no roteiro do Roadshow Pernambuco Como Você Nunca Viu — evento oficial do Governo do Estado — que percorre nove capitais brasileiras. Na quarta-feira, Florianópolis recebeu a capacitação de Porto de Galinhas. O Roadshow Encontro com Porto de Galinhas é promovido pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGCVB) em parceria com a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG).

Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco, é divulgado no sul do país 

Folclore e culinária estão intrinsecamente ligados ao turismo. Não foi à toa que a escritora Ana Clara Vieira de Vasconcelos decidiu escrever dois livros: “Lampejos de uma Cidade Folk-Lore — Raízes da Erudição” e “Culinária, Divisas de um Povo — Um Olhar alagoano”. Na quinta-feira (4), no início da noite, a escritora fez o lançamento dos seus livros no auditório do anexo do Teatro Deodoro, em Maceió. O evento contou com a presença de mestres de folguedos populares, familiares e amigos, ocasião em que houve sessão de autógrafos, seguida de coffe break. Natural de Palmeira dos Índios, Ana Clara é presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas  (Asfopal), e já teve passagem pela Empresa Alagoana de Turismo (Ematur), na década de 1980. 

Ana Clara, no momento em que discursava, quando do lançamento dos seus livros
Portal foi apresentado em Gramado

O portal Alagoas Te Faz Feliz foi apresentado ao público pela primeira vez em Gramado, no Rio Grande do Sul, por ocasião do Festuris, em sua 33ª. edição. Exibindo a riqueza e a diversidade do estado, o portal contempla sete regiões turísticas do estado: Agreste, Caatinga, Cânions do São Francisco, Costa dos Corais, Maceió, Lagoas, Rios e Mares do Sul e Região dos Quilombos, nas quais estão listadas com informações, dicas do que fazer e curiosidades sobre cada uma delas. Idealizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o portal possui materiais em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão, que podem ser baixados para melhor entendimento do turista internacional que queira conhecer Alagoas. 

De volta ao passado 

Em 13 de dezembro de 2007, aconteceu a 22ª. Reunião do Fórum Estadual de Turismo (Foretur), presidida pelo então secretário estadual de Turismo, Virgínio Loureiro. O evento, realizado em um dos salões do Palácio República dos Palmares, teve a presença de secretários municipais de Turismo e de representantes do trade turístico alagoano, quando importantes assuntos ligados ao setor foram tratados na reunião. 

Secretário de Turismo de Alagoas, Virgínio Loureiro, no momento em que abria o Foretur

Contato: [email protected]