Cultura

Circuito Penedo de Cinema exibirá 75 filmes de curta e longa-metragem

Evento realizado pela Ufal, governo de Alagoas e Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo, estreia nesta segunda-feira (22), às 18h, na cidade de Penedo

22 de Novembro de 2021, 11:22

Da Redação

Começa nesta segunda-feira (22) a 11ª. edição do Circuito Penedo de Cinema, que este ano acontecerá de forma on-line e presencial e celebrará o centenário do educador e filósofo pernambucano, patrono da educação brasileira, Paulo Freire (1921-1997). A programação, que vai até o dia 28, é — segundo o informativo enviado à Redação —  “voltada para a cultura, o ensino e o desenvolvimento das comunidades alagoanas do Baixo São Francisco”. A cerimônia de abertura, às 18h, ocorrerá na Praça 12 de Abril, no centro histórico de Penedo, município distante 145 km ao sul da capital. Também poderá ser assistida via canal do Circuito no YouTube.

“O primeiro dia de atividades ainda conta com a abertura da feira de empreendedores culturais, uma oficina de planejamento de produção audiovisual e a exibição do longa-metragem ‘Ensaio sobre o Fracasso’, com a presença do diretor Cristiano Burlan”, informa o press-release do evento, que é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (a Ufal) em conjunto com o governo de Alagoas e o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo. Tem patrocínio, também, do Comitê da Bacia Hidrográfica, da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.

O documentarista Cristiano Burlan participa de debate depois da exibição de seu filme

O festival, claro, segue todas as medidas de prevenção contra a covid-19. Coordenador-geral do circuito há 11 anos, Sérgio Onofre, professor assistente da Ufal lotado na unidade de Penedo, afirma que esta décima-primeira edição "nunca esteve tão robusta e diversificada, tentando abraçar vários segmentos culturais". "Boa parte das atividades", diz ele, "acontecerão simultaneamente na cidade e na internet, desde a exibição dos curtas até os debates com os realizadores.” 

O cineasta Pedro da Rocha, que morreu em setembro deste ano: homenagem

Confira no site do circuito os curtas-metragens selecionados para as três mostras da programação, o 14º. Festival do Cinema Brasileiro, o 11º. Festival do Cinema Universitário de Alagoas e o 8º. Festival Velho Chico de Cinema Ambiental. O público poderá votar em suas produções preferidas. “Ao todo, são 75 filmes, incluindo aqueles da 11ª. Mostra de Cinema Infantil e da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que também podem ser assistidos on-line”, relaciona a comunicação do evento, avisando que sete filmes convidados, que serão exibidos na Mostra de Longa-Metragem, poderão ser assistidos somente em Penedo.

O cineasta Pedro da Rocha e o crítico cinematográfico Elinaldo Barros, que morreram este ano, serão homenageados.O diretor Chico de Assis, apresentador da cerimônia, fará uma performance especial.