Lugares

Prefeitura comemora aniversário dos 206 anos de Maceió com festas nos bairros

Fundação Municipal de Ação Cultural deu início às comemorações nessa segunda-feira (29), no Conjunto José Tenório, na Serraria

30 de Novembro de 2021, 10:58

Da Redação

A Prefeitura de Maceió deu início à programação de aniversário da cidade, que acontece no dia 5 de dezembro. Até lá, ocorrerão celebrações por toda a capital — exatamente em sete bairros. A Fundação Municipal de Ação Cultural (a Fmac) programou mais de 40 atrações de cultura popular e outras manifestações da arte alagoana e maceioense. Nessa segunda-feira (29), as festividades que comemoram 206 anos de Maceió estavam no Conjunto José Tenório, no bairro da Serraria.

“Com uma estrutura bem montada, palco digno para os talentosos artistas de Maceió, a prefeitura trouxe grupos de bumba meu boi, baianas, coco de roda e afoxés”, reportou o site da prefeitura, observando que a programação do evento "é composta 100% por artistas locais”.

As Baianas de Ganga Zumba eram atração na abertura das comemorações no José Tenório
Mirian Monte elogia associação dos moradores do bairro: 'São sempre atuantes'
Presidente da associação: 'Embelezamos a praça para a festa'

A presidente da Fmac, Mirian Monte, parabenizou a Associação dos Moradores do José Tenório e Adjacências. “É sempre atuante, sempre vem nos procurar na fundação. E quero parabenizar também a prefeitura, junto com a equipe da Fmac, por estarem retomando o movimento cultural da cidade.”

A noite no José Tenório contou com os grupos Baianas de Ganga Zumba e Afrojubá, além do boi Águia e do coco Xodó Nordestino. O cantor e compositor Basílio Seh, que lançou há dois meses três álbuns, produzidos com recursos da lei federal emergencial Aldir Blanc, disse que "é de grande importância essas comemorações". "Porque Maceió é uma cidade do Nordeste que contribui muito para o engrandecimento cultural do povo brasileiro.”

O presidente da associação dos moradores, Kennedy Luiz, falou do “mutirão que a comunidade fez para receber a festa”. “Fizemos várias ações para embelezar nossa praça, e também para fortalecer nossa comunidade para receber esse evento. É muito marcante para nossos moradores.”