Lugares

Com 3,2 mil passageiros a bordo, navio desembarca em Maceió

O MSC Seaside, com destino a Búzios (RJ), é o terceiro da temporada; expectativa é de que 23 navios façam escala na capital

28 de Dezembro de 2021, 08:20

Cecília Tavares/ Agência Alagoas

Dando continuidade à temporada de cruzeiros, o navio MSC Seaside atracou em Maceió na manhã dessa segunda-feira (27). A embarcação, que chegou a Alagoas vinda de Salvador (BA) com 3,2 mil passageiros a bordo, passa pela capital com destino a Búzios (RJ). Esse é terceiro navio que faz escala em Maceió, que deve receber um total de 23 navios no Porto de Jaraguá, na região central da capital. A expectativa é da passagem de cerca de 120 mil cruzeiristas até o final da temporada, em abril de 2022.

“Hoje recepcionamos mais um cruzeiro em Alagoas, com a chegada do MSC Seaside, nesta que já é uma temporada histórica, tanto pelo número de navios que vamos recepcionar, quanto pelo número de visitantes que devem passar pelo nosso Estado até o encerramento da temporada, gerando receita, fortalecendo o setor turístico e movimentando a economia de Alagoas”, pontua o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Turistas são recebidos no Porto de Jaraguá com apresentações culturais e feira de artesanato

Os turistas dos navios cruzeiros que desembarcam em Maceió estão sendo recepcionados no terminal portuário com apresentações culturais e com uma feirinha onde são comercializados diversos artigos do artesanato alagoano, além de peças e adereços de artesãos vinculados ao programa “Alagoas feita à Mão”.

Em uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (a Sedetur), os cruzeiristas estão sendo recebidos também com informações sobre o novo site alagoastefazfeliz.com.br. A nova plataforma apresenta as sete regiões turísticas de Alagoas (Agreste, Caatinga, Cânions do São Francisco, Costa do Corais, Maceió, Lagoas, Rios e Mares do Sul e Região dos Quilombos), listadas com informações, dicas do que fazer e curiosidades sobre cada uma delas.

No total, 11 municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional “Safe Travels” (viagens seguras) da World Travel & Tourism Council — Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió. O estado também registra cerca de 1.916 empreendimentos turísticos com o selo de “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.