Especial

Secretaria da Fazenda disponibiliza na internet boleto do IPVA 2022

O imposto, de carros e motocicletas, pode ser pago em cota única ou dividido em dez parcelas mensais

11 de Janeiro de 2022, 11:07

Da Redação

A Secretaria de Estado da Fazenda (a Sefaz) disponibiliza desde segunda-feira (10) o boleto do Imposto 2022 sobre a Propriedade de Veículos Automotores (o IPVA). Proprietários de carros e motocicletas devem acessar o site da Sefaz e consultar as opções.

“Depois de acessar o site”, explica reportagem do site do governo, “o proprietário deve clicar na área ‘Espaço do Contribuinte’, escolhendo as opções ‘IPVA’ e ‘Emissão de Boletos’, respectivamente. É preciso informar o Renavam e a placa do veículo.”

O imposto pode ser pago uma única vez ou parcelando mensalmente, em seis vezes. “O valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100”, avisa o noticiário oficial. “As certidões de não-incidência ou de isenção do IPVA, anteriormente emitidas, produzem efeitos para o exercício deste ano enquanto subsistirem as razões que as fundamentaram”, destaca a reportagem, informando, ainda, que cada final de placa possui uma data-limite para pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela.

“As placas de finais 1 e 2 têm até 25 de fevereiro; placas de finais 3 e 4 até 31 de março; placas de finais 5 e 6 até 29 de abril; placas de finais 7 e 8 até 31 de maio e as placas de finais 9 e 0 até 30 de junho.”