Cultura

Programa Palco Virtual inaugura primeira edição de 2022 com performances ao vivo e gravadas

Com programação extensa e diversificada, projeto do Itaú Cultural ocorrerá gratuitamente no sábado e domingo (22 e 23), seguindo na próxima semana com novas atrações de dança, música e literatura

20 de Janeiro de 2022, 12:00

Da Redação

O programa Palco Virtual, do instituto Itaú Cultural, retoma atividades a partir do sábado (22), seguindo no domingo (23) e na próxima semana, também no sábado e domingo (29 e 30). A primeira edição do Palco Virtual para 2022, chamada “Travessias — Como permanecemos vivos?”, apresenta programação extensa e diversificada, idealizada pelo ator, produtor e diretor Aury Porto. A ação, de acordo com o Itaú Cultural, “convida o público a refletir, por meio da arte, sobre as transformações enfrentadas pelo universo artístico nos últimos anos”. “Em quatro noites”, destaca o informativo enviado à Redação, “oito artistas de diferentes linguagens vão realizar performances híbridas, entre gravações e momentos ao vivo, de até 30 minutos, sobre como enfrentaram os desafios impostos pela pandemia de covid-19.”

Toda programação é gratuita e será transmitida pela plataforma Zoom. Os ingressos devem ser reservados na plataforma de eventos Sympla. Nos sábados, os encontros estão marcados para as 20h. Aos domingos, começa mais cedo, às 19h. Serão duas performances por dia, sempre seguidas de uma conversa entre artistas e plateia, mediada pela dramaturga e psicanalista Cláudia Barral e por Aury Porto.

O artista amazonense Denilson Baniwa abre a edição inaugural do Palco Virtual para 2022 
O programa 'Travessia' foi idealizado pelo ator e diretor Aury Porto

As performances e apresentações de “Travessias — Como permanecemos vivos?” propõem-se “a investigar como as linguagens artísticas funcionaram como instrumento de cura do indivíduo e da sociedade durante a pandemia”. O programa começa no sábado com Denilson Baniwa e Lu Favoreto (ingressos aqui).

Natural de Mariuá, Rio Negro, Amazonas, Baniwa é artista visual que, segundo os produtores do “Travessia”, “abriu caminhos ao protagonismo dos indígenas no território nacional”. “Seu processo artístico tem como ponto de partida o Movimento Indígena Amazônico e o seu trânsito pelo universo não-indígena, rompendo paradigmas.” 

Paranaense radicada em São Paulo, Lu Favoreto é artista da dança. Atua como intérprete, coreógrafa, professora, preparadora corporal para as artes cênicas e dirige na capital paulista a companhia Oito Nova Dança. “Tem como elemento primordial de sua investigação artística a relação entre estrutura corporal, movimento vivenciado e comunicação na cena.”

A cantora, compositora e performer gaúcha Filipe Catto se apresenta no domingo (23)

No domingo, às 19h, "Travessias" segue com a cantora gaúcha Filipe Catto e a dramaturga baiana Onisajé (ingressos aqui). “Contribuindo há mais de dez anos com a cena artística independente, Catto é compositora, artista visual, performer, produtora musical e designer”, informa o Itaú Cultural. “Onisajé é diretora-fundadora do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata), criado em 1998. É também bastante reconhecida por seu trabalho como dramaturga, preparadora de atuantes, educadora e pesquisadora da cultura africana no Brasil, com ênfase nas religiões de matriz africana.”

Para mais informações acesse o site do Itaú Cultural.