Lugares

Governo dá início aos planos diretores de Paripueira e Porto de Pedras

Essas ações ajudarão no desenvolvimento econômico e turismo desses municípios, que se encontram na Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, no litoral Norte

31 de Janeiro de 2022, 11:29

Da Redação

A Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (a Sedetur) dá início à elaboração de planos diretores das principais cidades turísticas do estado. De acordo com a agência de notícias do governo, dois desses planos, os de Porto de Pedras e Paripueira — ambos localizados na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais — já estão em fase de execução. “Já os municípios de Japaratinga, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe e São Miguel dos Milagres estão com convênios celebrados na Sedetur e aguardam a tramitação do processo de licitação das empresas responsáveis para iniciar os estudos técnicos”, informa o noticiário oficial.

Segundo a Agência Alagoas, esse planejamento territorial “define o melhor modo de ocupar uma região”. O governo afirma que a ação prevê “os pontos onde se localizarão atividades e todos os usos do espaço”. Além disso, de acordo com a Sedetur, esses planos darão condições para financiar o desenvolvimento municipal e “viabilizar a utilização dos recursos disponíveis de forma democrática e sustentável”.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, afirma que o plano diretor assegura que os investimentos públicos sejam “otimizados”. “O plano vai fazer a diferença na organização do crescimento social e sustentável dessas cidades, garantindo que todas as pessoas tenham acesso aos benefícios e oportunidades que o meio ambiente urbano pode trazer”, explica Beltrão, informando, ainda, que o investidor do turismo poderá se instalar nesses locais, atraindo a eles “cada vez mais visitantes”.

Para o secretário de Turismo de Paripueira, Antônio Moura, a elaboração do plano diretor permitirá que o município “ande lado a lado com o desenvolvimento do litoral Norte”. “Os benefícios do Plano Diretor são diversos”, explica. “Os principais são que a cidade vai estar apta a crescer de forma ordenada, tendo um norte para que o município possa se desenvolver da melhor forma possível. No futuro teremos uma cidade mais estruturada, sustentável e turística, que está sempre preparada para receber o visitante da melhor forma possível.”