Restaurantes e Bares

Nide Lins lança terceira edição de seu essencial guia gastronômico

O livro traz endereços físicos e virtuais dos melhores locais onde se vende a deliciosa e tradicional culinária popular alagoana; autora promove tarde e noite de autógrafos nesta segunda-feira (21), em Maceió

21 de Fevereiro de 2022, 10:36

Sebage Jorge/ Editor

Nesta segunda-feira (21) em Maceió, a jornalista e escritora Nide Lins lança a terceira edição de seu já clássico “Guia de Gastronomia popular alagoana”, dessa vez uma publicação da Editora da Universidade Estadual de Alagoas (a Eduneal). A autora marcou solenidade de autógrafos — regada a bebida e petiscos de cozinheiros e quituteiros que foram reportados nesse livro necessário — no horário das 15h às 21h, no Arquivo Público de Alagoas à rua Sá e Albuquerque, s/n, no bairro central do Jaraguá.

Prefaciado pelo jornalista e apresentador da TV Globo Zeca Camargo, que virou amigo de Nide Lins em suas andanças sertanejas ao lado do casal de artistas visuais Dalton Costa e Maria Amélia Vieira (da galeria Karandash e projeto “O Museu no Balanço das Águas”), o guia primoroso demonstra a desenvoltura da jornalista na cobertura de nosso delicioso e muitas vezes pitoresco fazer culinário. Uma dessas peculiares receitas populares e tradicionais, a tanajura frita portocalvense, é destacada por Camargo, entre outras iguarias que lhe chamaram atenção.

Nide diz que seu pai lhe trazia carapeba depois de alguma contenda

“Das tanajuras do Bar do Frazo à costela suína do Boteco do Tonho”, comenta o comunicador global, “do espetinho de fígado do Campeón ao cuscuz da Helena, do mungunzá da Galega ao gorogogê do Milton, Nide segue incansável na sua exploração da cozinha de raiz de Alagoas e mais uma vez nos leva por uma viagem surpreendente de sabores.”

Camargo não exagerou: o trabalho de Nide Lins é ininterrupto e muito, muito abrangente. Qualquer alusão à boa comida que se perpetra nessa terrinha, a escritora gourmet corre atrás para experimentar e identificar ingredientes, aroma, sabor e, especialmente, a história de seus criadores. Sensacional. O livro dá aquele gostinho de quero mais, ou seja, quero tudo: saborear as receitas uma por uma.

É isso o que os leitores dela (do guia e do site Nide Lins) fazem, acompanhando-a nessa aventura gastronômica em todos os cantos da capital e, quiçá, pegando estrada em direção ao Sertão, à Zona da Mata, ao Litoral — por onde Nide não passou, não é?

Lei Aldir Blanc ajudou na publicação do guia

“São cem dicas de bares, botecos, restaurantes e comidas de rua com as tradições e histórias das cidades de Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Arapiraca, Paripueira, Japaratinga, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, São Miguel dos Campos, Penedo, Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Porto Calvo, Santana de Ipanema, Limoeiro de Anadia, Capela, Pão de Açúcar, Campo Alegre, Matriz do Camaragibe e Junqueiro”, relaciona a autora. 

Bem, se você não tem ainda esse volume completo, de 215 páginas, com endereço e DNA dos inesquecíveis pratos e petiscos da cozinha popular alagoana, corre lá no Arquivo Público nessa tarde ou noite e aproveite. A nova edição custa R$ 50 e vale cada página em papel couchê fosco imune, 90g/m².

Ah, bom lembrar, o projeto do livro recebeu recursos da Lei Aldir Blanc, criada por parlamentares oposicionistas para ajudar artistas e escritores nesse período de pandemia e aprovada pelo governo federal.