Oportunidades

Secult abre inscrições para credenciar projetos de artistas e produtores culturais

Projetos poderão ser apresentados, on-line ou presencialmente, em três períodos do ano; concurso abrange áreas como artes cênicas, artes visuais, literatura, música e cultura tradicional

02 de Março de 2022, 10:32

Da Redação

A Secretaria de Estado da Cultura (a Secult) disponibilizou edital de chamamento público para credenciamento de artistas e profissionais da arte e da cultura. De acordo com o informativo enviado à Redação, a iniciativa “visa fortalecer a produção cultural em suas diferentes manifestações”, incentivando artistas e grupos culturais “por meio de contratação em projetos”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site de editais do governo cuca.al.gov.br ou enviadas pelos Correios. Também podem ser realizadas de forma presencial na Secult (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, centro da capital), das 9h às 16h. 

O primeiro período de inscrições já começou e segue até 29 de março. Recomeçará em 6 de junho, indo até 6 de julho. O terceiro período é entre 5 de setembro e 6 de outubro. O chamamento público, com indicação de toda documentação necessária, está disponível aqui.

A secretária Mellina Freitas afirma que o edital “beneficiará todos os segmentos artísticos do Estado”. “Visamos valorizar e fortalecer a diversidade da cultura local, assim como possibilitar sua democratização e acesso.”

O concurso selecionará projetos nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, expressões culturais da tradição, patrimônio cultural material e imaterial e formação de projetos pedagógicos, além de curadoria de exposições, feiras e mostras.

“Poderão participar do credenciamento”, informa o press-release da Secult, “pessoas jurídicas (inclusive MEI e associações) e pessoas físicas maiores de 18 anos, cujo ramo de atividade seja compatível e pertinente ao objeto da prestação de serviços do regulamento de chamamento. Cada proponente poderá credenciar mais de uma atividade artística e cultural.”