Oportunidades

'Dança da Bruxa' é curso da Ufal que remete ao expressionismo da alemã Mary Wigman

As aulas serão ministradas pela professora Joyce Barbosa e as inscrições podem ser feitas on-line; começa nessa quarta-feira (9)

08 de Março de 2022, 09:59

Da Redação

Com o objetivo de discutir a imagem das bruxas e feiticeiras no mundo das artes — em especial na dança — a Universidade Federal de Alagoas (a Ufal) realiza o curso de extensão Dança da Bruxa, que começa nessa quarta-feira (9). As atividades, que ocorrerão on-line, seguem até sexta-feira (11), sempre no horário das 18h às 21h. As inscrições, destinadas aos estudantes das áreas de artes, ciência das religiões, história, antropologia e afins, mas abertas ao público em geral, podem ser feitas aqui.

Mary Wigman: uma das fundadoras da dança expressionista

A professora Joyce Barbosa, que organiza o curso, explica que as aulas “exploram a dança expressionista alemã”, remetendo à dançarina nascida em Hanôver, Mary Wigman (1886-1973), e a sua “Hexentanz” ou “Dança da Bruxa”. “Discutir o tema”, afirma Barbosa no informativo da Ufal enviado à Redação, “nos ajuda a compreender um pouco mais sobre como ideias, mitos e farsas podem contornar o nosso modo de produzir cultura no mundo.”

A professora Joyce Barbosa, vice-coordenadora do curso de Dança, é quem vai ministrar as aulas, junto com a professora Thaïs de Matos Barbosa, que desenvolve tese de doutorado sob orientação do professor Johnni Langer, cujo tema — que tem como base a coletânea “As Crônicas do Fogo e do Gelo” (1996), do romancista e roteirista norte-americano George Martin — é "Mau presságio, Feitiçaria e Honra: uma Análise comparativa da Mulher feiticeira nas Sagas islandesas”.