Especial

Casal de jabutis debilitados são deixados em centro de triagem em Maceió

Voluntários entregaram os bichos, que receberam tratamento de uma equipe do Instituto do Meio Ambiente, em conjunto com o laboratório Imavet

28 de Março de 2022, 16:22

Da Redação

Um casal de jabutis foi entregue por voluntários, na semana passada, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (o Cetas), localizado na parte alta de Maceió. Os animais estavam bastante debilitados e uma equipe do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), em conjunto com o laboratório de animais Imavet, deu início ao tratamento dos bichos.

Médicos veterinários ajudaram o debilitado casal de jabutis

“Os jabutis, que estavam em cativeiro, receberam os primeiros atendimentos pela equipe do IMA alocada no Cetas. Ana Cecília Pires, veterinária do instituto, afirma que os animais não se alimentavam e tinham dificuldades de locomoção”, observa o informativo do IMA enviado à Redação. Cecília Pires diz que fez as amostras biológicas, deixando-as no laboratório..”A partir disso as suspeitas de retenção de ovos, por parte da fêmea, e o jabuti macho com pneumonia foram confirmadas."

O press-release informa, ainda, que os animais seguem em tratamento, “sendo assistidos pelas equipes para que tenham uma completa recuperação”. “A população pode realizar a entrega voluntária no Cetas, que possui administração compartilhada entre o IMA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao entregar, o cidadão não recebe multas e nem penalidades.”