Cultura

Prefeitura de Maceió e Associação Alagoa do Sul realizam a quarta edição da Flipontal

Festa Literária do Pontal da Barra, que acontece no bairro do litoral sul da capital, começa nesta quarta-feira (30), às 9h; evento terá participação do prefeito JHC e de artistas e produtores literários e culturais

30 de Março de 2022, 08:55

Da Redação

Começa nesta quarta-feira (30) em Maceió, às 9h, a quarta edição da Festa Literária do Pontal da Barra, realizada ao ar livre e em auditório e biblioteca no bairro do Pontal da Barra, litoral sul da capital. É a Flipontal, idealizada pelo escritor, cronista e produtor cultural Carlito Lima — o mentor da pioneira Festa Literária de Marechal Deodoro, criada no município vizinho em 2009. A Flipontal realizará a cerimônia de abertura, às 20h, na Praça São Sebastião, com a presença do prefeito JHC. Atividades como palestras e oficinas, porém, começam ainda nesta quarta, a partir das 9h. O evento ocorrerá até sexta-feira (1º.).

JHC e presidente da Fmac, Mirian Monte/ Foto/ Instagram

A solenidade de abertura contará com participações de artistas e grupos culturais a partir das 18h30, apresentando a escola de dança Manu Ducoulombier, seguida pela Camerata Ero Dictus. O encerramento será com o cantor tenor Diogo Oliveira.

O tema desta edição é “A História e a Contação de História”, portanto, palestras e oficinas sobre o assunto serão privilegiadas. Todas essas atividades estão sendo produzidas pela Fundação Municipal de Ação Cultural (a Fmac) em conjunto com Associação Alagoa do Sul. “Os grandes homenageados serão o historiador, Douglas Apratto, além da escritora infanto-juvenil, Rosana Mont’Alverne”, destaca reportagem do noticiário oficial da prefeitura.

O tenor Diodo Oliveira estará na abertura

“Ao longo destes dias serão promovidas mesas de debates, palestras, oficinas, feira de cultura e livro e sarau de poesia, além de shows noturnos e desfile de moda com peças feitas do bordado filé. Algumas atividades serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed)”, informa o repórter Thiago Gomes, da Secretaria de Comunicação do município. 

“O cronograma da Festa Literária do Pontal", prossegue, "será executado a partir de três eixos — estudantil, de palestras e cultural. Grupos artísticos vão se revezar no bairro, nas ruas e nas escolas, espalhando arte para moradores e visitantes.”

Confira a programação no site da prefeitura.